Sabe aquela taxa de R$ 15 cobrada pelos Correios para que eles possam entregar a sua encomenda? Pois é, agora você tem uma nova maneira de pagar por ela (YEEEEYY!!!). O Correios atualizou o seu aplicativo para Android e agora você pode pagar as taxas de despacho postal por lá.
Antes, para realizar esse pagamento, o processo era um pouco mais trabalhoso. Você precisava criar um cadastro no idCorrreios, fazer login no site e então ir até a área “Minhas importações”. Caso tivesse alguma encomenda tributada, você veria nessa tela e poderia efetuar o pagamento dos impostos.
Com o aplicativo para Android essa tarefa extremamente prazerosa ficou mais fácil! Basta ir até a seção “Rastreamento” e verificar se alguma encomenda tem o aviso “Aguardando pagamento de despacho postal”. Daí você pode realizar o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário no prazo de 30 dias depois que a alfândega liberar.
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para Android. O Correios diz que em breve vai implementar esta nova função no iOS. A estatal ainda explica que esse movimento é uma antecipação à Black Friday e Natal, período de grande movimentação no comércio.
No futuro, o Correios promete adicionar a função de contestar os impostos cobrados também pelo app. Por enquanto, isso só é possível no site e antes da emissão do boleto ou do pagamento em cartão de crédito.
Taxa de despacho postal pode estar com os dias contados
No entanto, essa taxa de R$ 15 para compras internacionais pode estar com os dias contados. O Tribunal Regional federal da 4ª Região (TRF4) vai julgar ainda em outubro um caso que vai decidir se essa taxa é abusiva ou se é permitida por lei. Na verdade, desde 2018 é que esse caso aguarda análise do TRF4. Mas parece que agora vai!
Os Correios, por sua vez, se defende dizendo que essa taxa serve para os seguintes itens:
- Apresentação da encomenda na Receita Federal;
- Inspeção por Raio-X;
- Armazenamento da encomenda;
- Recolhimento e repasse dos impostos.
Segundo a estatal, esse valor é cerca de 4 vezes menor do que o de outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviço. Enfim, vamos esperar essa resolução do TRF e torcer para que essa taxa seja abolida, tendo em vista que os Correios não melhoram a qualidade de seu serviço.