Age of Empires Online terá modelo gratuito de jogo

A Robot Entertainment e a Microsoft revelaram mais informações sobre o próximo lançamento da série Age of Empires, incluindo o modelo de negócio “free-to-play”, ou seja, de acesso gratuito. O Age of Empires Online foi anunciado pela primeira vez no ano passado, e incorpora vários elementos MMO (“Massively Multiplayer Online”, ou seja, jogar online com milhares de pessoas) com estratégia em tempo real, este último sendo a característica de sucesso da série.

O jogo será lançado ainda este ano com as civilizações grega e egípcia, nos modos jogador vs jogador ou em cooperação. Ao contrário das versões anteriores, o AoE Online possui um sistema persistente, então as civilizações podem se desenvolverem e ganhar recursos enquanto você não está jogando. Você também será capaz de ganhar experiência e equipamentos através de recompensas (quests) e artesanatos, e é aí que o dinheiro de verdade entra.

Embora a maior parte do jogo seja gratuito para todos, os jogadores serão capazes de desbloquearem conteúdos adicionais através da compra de um kit de upgrade “Premium Civilization”. Além das habilidades e outras regalias, os membros ‘premium’ ganham acesso às “raras” e “épicas” riquezas, enquanto os usuários não pagantes somente terão itens “comuns” e “incomuns”.

Há ainda planos para pacotes “booster” (intensificadores) que permitem aos jogadores comprarem novos tipos de jogabilidade e recompensas. Além disso, os jogadores poderão customizar a aparência de sua civilização comprando itens de vaidade. As empresas não divulgaram nenhuma informação sobre quanto a assinatura premium ou as microtransações custarão.

As pessoas tendem a ficar preocupadas com o equilíbrio entre os jogadores neste método de assinaturas. Fazer os usuários pagarem e terem vantagens às vezes soa como “injusto”, já que praticamente obriga outros jogadores a também pagarem para ficarem mais competitivos. Ian Vogel, da Microsoft, reconheceu o problema, e afirmou que a empresa está prestando atenção neste quesito. Ian disse que:

“Nós estamos vendo com cuidado as questões de equilíbrio, e isso ocorrerá através durante a vida deste produto, e algumas destas questões incluirão como o matchmaking funciona. Nós não queremos dinheiro de você, nós estamos tentando construir uma comunidade. Nós não estamos apenas tentando vender um produto. Queremos ter algo que esteja vivendo e crescendo…”

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