Adobe anuncia inteligência artificial que recria partes cortadas de fotos

Adobe anuncia inteligência artificial que recria partes cortadas de fotos

Cada vez mais a inteligência artificial vai se aperfeiçoando para auxiliar os humanos em diversas tarefas. Dentre elas, a própria criação artística. A mais recente inovação neste sentido vem da Adobe. A dona do Photoshop demonstrou uma inteligência artificial que é capaz de “recriar” partes que foram cortadas de fotos. Mas como assim? Vem comigo que eu te explico.

Leia também
Inteligência artificial imagina como seriam os Simpsons na vida real
Impressionante! Inteligência artificial cria um vídeo seu usando apenas uma foto e um texto

Projeto All of Me

Durante o Adobe Max, um evento anual sobre criatividade, a companhia fez algumas demonstrações do projeto All of Me. Esse projeto usa inteligência artificial para recriar partes que estão faltando em uma imagem.

Por exemplo, imagine uma foto em que as pernas da pessoa foram cortadas do enquadramento. A IA da Adobe pega essa imagem e, após analisá-la, te entrega uma nova imagem. Dessa vez, no enquadramento, aparecem não só as pernas da pessoa, bem como os sapatos que ela está usando e a superfície que ela está. E foi justamente isso que a IA fez no vídeo de demonstração.

Na foto em questão uma moça tinha sido enquadrada dos joelhos para cima. A inteligência artificial da Adobe imaginou quais sapatos ela estava calçando e também colocou uma calçada para complementar o cenário. Ah! E ela não se esqueceu das sombras.

O projeto All of Me analisa a imagem minuciosamente, criando um mapa do layout. Daí a ferramenta identifica cada um dos componentes, como roupas, acessórios, partes do corpo, cores, objetos e também o cenário de fundo. Com base em todos esses dados, a ferramenta é capaz de ampliar a imagem, imaginando outros elementos que não estão efetivamente na foto.

Projeto ainda está em desenvolvimento

O projeto All of Me ainda está em fase de desenvolvimento. A Adobe não forneceu nenhuma data de lançamento para a ferramenta. E isso significa que ela pode demorar bastante para chegar ao público final. Mas deu para ver na apresentação que o projeto já está bem avançado.

Qing Liu, a funcionária da Adobe que fez as demonstrações, mostrou outras situações em que esta tecnologia pode ser útil. Usando a mesma imagem do exemplo anterior, ela pediu para a IA remover a bolsa que a modelo estava usando. A inteligência artificial não apenas removeu a bolsa, mas também recriou as partes que estavam cobertas pelo acessório.

Em outras demonstrações, a tecnologia simplesmente alterou todos os componentes da imagem, deixando apenas o rosto e os braços da modelo. A IA entregou fotos com cenários e roupas diferentes, incluindo acessórios como bolsas e colares. No vídeo abaixo você pode conferir essas demonstrações:

É verdade que essas coisas já podem ser feitas hoje em dia em softwares como Photoshop e Lightroom. Mas isso demanda muito mais trabalho e conhecimento técnico por parte do profissional. A inteligência artificial da Adobe pode facilitar e agilizar muito esse tipo de trabalho.

Fonte: Gizmodo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X