As chamadas AIBs são empresas que colocam no mercado placas de vídeo que utilizam GPUs AMD, NVIDIA e também da Intel. Algumas trabalham com os três principais players, enquanto outras se notabilizam por uma colaboração mais estreita com uma delas, como a EVGA, que abandonou o segmento de VGAs em 2022, mas foi uma referência em placas baseadas em chips NVIDIA.
Cada vez menos opções de Radeon
Até então, a MSI dava atenção tanto para modelos AMD Radeon quanto para as GeForce NVIDIA. No entanto, ultimamente ficou mais evidente o desaparecimento de opções da marca taiwanesa baseadas em chips gráficos da AMD.
Em meio a esse panorama, começou a especulação de que a MSI resolveu abandonar a AMD para ser uma AIB exclusiva da NVIDIA.
Em declaração ao site HardwareLuxx, a MSI confirmou que dará mais atenção aos lançamentos GeForce RTX:
“Quando se trata de placas de vídeo, agora estamos mais focados nos modelos RTX. Contudo, a cooperação com a AMD é muito importante para nós. Vemos uma evolução muito positiva no segmento de placas-mãe”, afirmou o representante.
A MSI não é a única a dar mais ênfase em placas baseadas em GPUs NVIDIA. O mesmo é observado nas opções da ASUS e também Gigabyte.
ASUS e MSI estão entre as que mais focam em RTX. São 147 modelos da linha RTX 40 lançados pela MSI, contra apenas 4 modelos para a linha RX 7000.
O mesmo movimento acontece com a ASUS, que lançou 100 opções para o seu portfólio de RTX 40, e apenas 19 modelos para RX 7000.
Já a Gigabyte tem 86 modelos da RTX 40 e 12 opções de RX 7000.
NVIDIA domina entre as placas mais usadas na Steam
Trazendo o recorte para o segmento gamer, mercado que interessa ASUS, MSI e Gigabyte, os dados do Steam Survey, que revelam as preferências de uma parcela de gamers dentro da plataforma (aqueles que aceitam colaborar com a coleta de dados), a NVIDIA domina com folga no quesito placa de vídeo.
A marca é responsável por 78% da base de usuários da plataforma, seguido por AMD, com 14.64% e Intel, com 7.24%.
A placa de vídeo mais usada na Steam é a RTX 3060.
Segundo rumores, a AMD deve lançar ainda em 2024 a sua linha de placas Radeon baseadas em RDNA 4. Com base na declaração do representante da MSI, não será nenhuma surpresa se a marca não lançar nenhuma opção dessa linha.
Deixe seu comentário