A taiwanesa ASUS tem uma novidade funcional junto com sua nova gama de placas-mãe, baseadas nos novos chipsets compatíveis com os processadores Intel de 11ª geração (Rocket Lake-S). Essa novidade tem relação com a forma de fixação do SSD do fotmato M.2 na mobo.
Ao invés do tradicional pafuso, que, convenhamos, acaba sendo um incômodo, já que são minúsculos, a empresa desenvolveu um sistema de trava livre chamado “Q-Latch”. Confira abaixo o vídeo da própria ASUS com o novo acessório em ação:
— ROG Global (@ASUS_ROG) February 8, 2021
Como fica claro no vídeo, o modo de fixação é bem mais prático para o usuário, já que basta uma leve rotação sobre a presilha de plástico para a base da peça fique sobre o PCB do SSD M.2, anulando a possibilidade da unidade ficar levantada.
A ASUS está vindo com um arsenal de novas placas para a nova família de processadores da Intel para desktop. A companhia deve lançar por volta de 50 modelos, divididas entre todas as novas opções de chipsets para os processadores.
No caso do material publicitário que a ASUS utilizou para fazer a divulgação desse novo modo de fixação do SSD M.2, a placa em questão é baseado no chipset Z590, melhor opção para os novos processadores.
Vale lembrar que os processadores Intel de 11ª geração (Rocket Lake-S) terão compatibilidade com placas-mães do mesmo socket, LGA1200, com chipsets da geração passada. Essa regra só não será seguida com os chipsets B460 e H410. A Intel optou, de maneira oficial, não oferecer suporte a esses chipsets com os novos processadores. Decisão que não parece ter nenhuma relação tecnológica, apenas de mercado.