Adeus Intel: Samsung está prestes a se tornar a maior fabricante de chips do mundo

sam

O mercado de dispositivos móveis e a alta no preço dos chips de memória, de acordo com alguns analistas promoverá uma reviravolta história, a Samsung ultrapassará a Intel como principal fabricante de chips do mundo. Enquanto a Intel que ocupou esse posto nos anos 90, através de CPUs para computador, mais precisamente com o lançamento do meteórico Pentium, a gigante sul-coreana assumiria esse posto não por causa da produção dos seus SoCs Exynos, mas sim, pela sua grande participação no mercado de chips de memória.

dc 2

Em entrevista ao Korea TimesCW Chung, analista da Nomura Securities, na era móvel a demanda por DRAM e SSDs aumentou consideravelmente, mais rápido que a procura por CPUs. Se nos anos 90 a Intel se consolidou como fabricante de chips pela formação do mercado de computadores domésticos, a Samsung colhe hoje os frutos da revolução móvel. 

A alta na demanda, também é responsável pelo aumento nos preços que vemos hoje, com a escassez de chips Flash Nand (quem está interessado em comprar um SSD ou memória RAM já deve ter percebido como os preços subiram). O preço de venda dos chips DRAM subiu 25% no primeiro semestre do ano e 15% no caso dos chips NAND. A previsão é que no segundo trimestre do ano, a Samsung, fature US$ 15,1 bilhões em vendas de chips, contra US$ 14,4 bilhões da Intel.

Além de assumir a primeira posição como fabricante de chips, a tendência é que a Samsung se mantenha, no mínimo pelos próximos seis meses. A empresa IC Insights, diz que a demanda por chips aumentará com o lançamento do próximo iPhone.

Além da produção de chips, a Samsung conseguiu fazer frente a Intel em outro quesito, a consolidação como fabricante de processadores móveis, com a linha Exynos, feito que a Intel não conseguiu, e que culminou na saída da gigante de Santa Clara desse mercado.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!