A cantora britânica Adele sofreu uma derrota judicial no Rio de Janeiro e terá que remover a música Million Years Ago de todas as plataformas digitais. A decisão, proferida pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi motivada pela acusação de plágio da canção Mulheres, composta por Toninho Geraes e consagrada na voz de Martinho da Vila.
De acordo com o magistrado, há um “forte indício da quase integral consonância melódica” entre as músicas. Uma análise técnica, que incluiu sobreposições das melodias, revelou uma “indisfarçável simetria” entre as faixas, o que embasou a sentença. A retirada de Million Years Ago deverá ocorrer assim que as plataformas digitais forem notificadas judicialmente. Caso a música continue disponível, uma multa diária de R$ 50 mil será aplicada.
Processo inclui pedido de indenização milionária
O processo foi iniciado em fevereiro deste ano, e Toninho Geraes exige uma indenização de R$ 1 milhão contra Adele, o produtor Greg Kurstin e as gravadoras Sony e Universal, que detêm os direitos sobre a canção. Além do valor indenizatório, o compositor brasileiro pede o reconhecimento dos direitos autorais sobre Million Years Ago, com juros e correção monetária.
O valor exato da indenização ainda será calculado judicialmente, já que os dados de arrecadação da música permanecem sigilosos.