O caso da Acer com o Aliyun, sistema derivado do Android

Uma polêmica recente envolvendo a Acer e o Google ainda está dando o que falar. O Android é quase todo open source, mas algumas regras precisam ser seguidas para quem for utilizá-lo de forma oficial. O Google exigiu que a Acer interrompesse seus planos de lançar um aparelho na China com o sistema Aliyun, que usa partes do Android – inclusive roda aplicativos dele.

A restrição fundamental é porque a Acer faz parte da Open Handset Alliance, e uma das coisas que a organização preza é pela compatibilidade do Android em todo o seu ecossistema. Como uma empresa participante da Open Handset Alliance, não pegaria bem para a Acer (ou qualquer outra) lançar aparelhos com um Android não oficial. E pior: com uma loja de apps que pirateia diversos aplicativos populares, inclusive os do próprio Google.

Andy Rubin do Google comentou no Google+ que participar da Open Handset Alliance é fácil, de graça e eles até ajudam a empresa. Mas se quiser fazer parte da OHA para lançar produtos com Android oficial, a empresa ficaria proibida de lançar aparelhos com versões não autorizadas, ou com modificações, enfim: qualquer coisa que quebre a compatibilidade genuína da plataforma.

Sendo assim a Acer logo cancelou o evento onde apresentaria na China aparelhos com o Aliyun, na semana passada.

A decisão do Google e da Acer pode parecer chata para alguns, mas trata-se de uma relação comercial como qualquer outra. Embora seja aberto e quase todo formado por peças open source, o uso do Android ligado aos serviços do Google está sujeito a um contrato de licenciamento. As empresa não são proibidas de trabalharem com sistemas concorrentes, mas quando este concorrente reaproveita partes do Android, aí a coisa fica feia. Entre lançar um aparelho na China com um Android modificado e ter que sair da OHA, a Acer preferiu permanecer na OHA.

Só relembrando, não é ilegal reutilizar o Android ou adaptá-lo às suas necessidades, seja como usuário ou até mesmo como fabricante de hardware. Só que versões não compatíveis com a versão oficial impedem a participação na OHA, organização composta por diversos fabricantes que trabalham no sistema junto com o Google. É o caso da Amazon, por exemplo, ou da RIM, que utilizam o SDK do Android mas não fazem parte da OHA.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!