Com o aumento da quantidade de serviços e da facilidade de se ter acesso a jogos na nuvem, o mercado de jogos também tem visto um aumento nas ofertas dos chamados consoles portáteis, que são aparelhos capazes de acessar e oferecer esses jogos em qualquer lugar. Uma das novidades nesse segmento é o Abxylute.
O novo console portátil chega para competir com grandes nomes que já contam com opções no mercado, como é o caso da Razer e da Logitech e até mesmo de algumas mais desconhecidas como Ayaneo e Anbernic.
Leia também:
Entusiasta cria versão portátil do GameCube/Wii com carcaça translúcida
AyaNeo Geek: este console portátil tem processador AMD e carcaça translúcida
Abxylute tem um visual semelhante ao Nintendo Switch Lite
O Abxylute Cloud Gaming Console leva o nome da própria marca, a Abxylute, que também não é muito conhecida mas que promete trazer um produto de qualidade e mudar esse cenário. Ele vem com uma tela LCD de 7 polegadas e com resolução Full HD. Infelizmente o aparelho não conta com uma taxa de atualização acima do padrão, mantendo os 60 Hz encontrados em outros aparelhos móveis.
Seu chip faz parte do segmento intermediário, sendo ele o MediaTek MT8365, e ele vem com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento. Esse espaço interno ainda pode ser expandido com o uso de um cartão microSD.
Ele tem um visual bem padrão para os aparelhos desse estilo, que lembra bastante o Nintendo Switch Lite. Ou seja, a tela fica no centro enquanto os controles ficam nas laterais. Nesse caso eles são fixos, não podem ser retirados (por isso a comparação com o Switch Lite e não o comum). A pegada também é anatômica, garantindo um conforto maior na hora de segurar e passar horas jogando.
Em termos de conectividade ele não tem suporte para internet móvel, o que faz sentido já que geralmente esse tipo de internet não é aconselhável para jogos, já que gasta muitos dados. Seu suporte é para o Wi-Fi Dual Band tanto de 2,4 GHz quanto de 5 GHz. Isso faz com que ele possa identificar automaticamente qual a melhor opção a depender do ambiente.
Ele também tem conexão Bluetooth 5.1 para uso de outros acessórios como fones de ouvido sem fio ou até mesmo controles sem fio. É um aparelho que roda o Android e já vem na versão Android 12 de fábrica.
A marca não revela o tamanho da bateria, mas afirma que ela pode durar 8 horas ou mais de jogos. O aparelho conta com botões e gatilhos bem precisos para melhorar a imersão e a jogabilidade, além de recursos de vibração e o giroscópio.
A fabricante garante jogos em 60 FPS de forma estável, garantindo rodar a maioria dos títulos de forma fluida.
“Projetado e desenvolvido por um grupo de gamers, compartilhamos a paixão de revolucionar a maneira como os gamers jogam. Na abxylute, acreditamos que os jogos em nuvem são o futuro, e um console portátil é a melhor operadora para se adequar ao seu estilo de jogo e maximizar sua experiência.
Ignore o download ou as atualizações, com alguns toques você chega instantaneamente ao destino de jogo desejado. Não há mais necessidade de buscar o melhor desempenho de jogo atualizando seu hardware de tempos em tempos. A otimização é por nossa conta.”
Jogos na nuvem, sem necessidade de download
Um dos pontos altos do Abxylute Cloud Gaming Console é a chance de jogar os títulos direto da nuvem, sempre precisar esperar baixar, instalar, e ainda ocupar espaço na memória do aparelho (já que é pouca). Esse parece ser de fato o uso que a marca realmente deseja para o usuário.
Para isso ele tem compatibilidade com serviços como o Xbox Cloud Gaming, o GeForce Now e a Steam Cloud, que garantem acesso a uma grande diversidade de jogos e de todos os tipos. De acordo com eles, o aparelho é capaz de rodar até os títulos mais pesados, o que não é surpresa já que essa também é uma vantagem de jogos na nuvem.
“Os jogos devem ser facilmente acessíveis. Mas na era dos jogos em nuvem, não há nenhum disponível para os verdadeiros jogadores. Com a digitalização em rápida escalada, é preciso investir no hardware mais recente para acompanhar os melhores fps ou desempenho gráfico para os grandes títulos e gastar quase o mesmo para aumentar sua biblioteca de jogos. Anteriormente uma potência popular, a RTX 3090 Ti já parece obsoleta. A obra-prima 3A recém-lançada custa um pouco para ser adquirida.”
Porém vale lembrar que para os jogos rodarem de forma fluida e boa, é preciso ter uma boa qualidade e velocidade de Wi-Fi, sendo estável para garantir a melhor jogabilidade sem travamentos e engasgos.
Preço e disponibilidade
O Abxylute Cloud Gaming Console teve início a partir de uma campanha de crowdfunding que já foi encerrada. Essas campanhas apresentam um produto para que pessoas possam comprar de forma antecipada e até mesmo investir caso achem interessante, e se atingir o valor esperado, a marca segue adiante com o projeto. No caso, o Abxylute conseguiu, claro.
Ele terá o seu lançamento durante o primeiro trimestre de 2023, ou seja, entre janeiro e março, porém sem data certa ainda. Seu valor será de cerca de US$ 200, que em conversão direta dá algo em torno de R$ 1.000.
Comparado com o Switch Lite, o preço do produto acaba se tornando bem parecido, porém a vantagem do Abxylute é justamente a sua compatibilidade com jogos de nuvem, assim o usuário só precisa assinar o serviço de cloud. Já no Nintendo é preciso comprar os jogos, que são mais limitados e mais caros.
Já em comparação com outros aparelhos do segmento, como o Logitech G Cloud Gaming, o Razer Edge e o Steam Deck, o Abxylute Cloud Gaming Console acaba sendo mais em conta, tendo praticamente a metade do preço. Ou seja, é uma das opções mais acessíveis atualmente, e por isso pode fazer sucesso.
Fonte: Abxylute
Deixe seu comentário