Está repercutindo nas redes sociais a decisão da NetherRealm Studios e a Warner Bros em cobrar por elementos temáticos de Halloween, comemorado oficialmente nesta terça-feira (12). A grande polêmica gira em torno do valor de um Fatality especial que custa 1200 Dragon Krystals, a moeda do jogo, para ser liberado.
The Halloween Fatality is out in #MortalKombat1! There is one problem with this fatality though, it is overpriced at 1200 Dragon Krystals. This should be available forever so if you spend this much money on a fatality it shouldn’t be a waste #MK1 pic.twitter.com/x8sIfaXU1S
— Flopsy (@flopsy_yt) October 27, 2023
No entanto, essa moeda só pode ser adquirida com dinheiro real. 1200 Dragon Krystals é equivalente a R$ 50. Portanto, para liberar a finalização especial de Halloween o gamer precisa desembolsar esse valor. Até mesmo no mercado americano a medida foi critica, citando valores locais. O usuário BruskPoet postou o seguinte em sua conta no X (Ex-Twitter):
“Fatality de Halloween de Mortal Kombat 1 custa US$ 12. Nem mesmo UMA HORA de trabalho em alguns estados dos Estados Unidos lhe daria a capacidade de pagar por um fataliyu. Ridículo. É preciso haver um método confiável e consistente no MK1 que nos permita ganhar Dragon Krystals”
Mortal Kombat 1 Halloween Fatality is $12.
Not even ONE HOUR worth of work in some states in The United States would give you the ability to pay for a fatality.
Ridiculous.
There needs to be a reliable consistent method in MK1 that would allow us to earn Dragon Krystals. pic.twitter.com/mMznI1VUdE
— BruskPoet (@BruskPoet) October 27, 2023
No Brasil, o youtuber Davy Jones também abordou o assunto:
Galera esse é o tal do Fatality de Halloween PAGO do Mortal Kombat 1, realmente achei manero mas é um absurdo cobrarem 50 reais nesse fatality, poderiam ter feito um agrado pros fãs e liberasse pra todo mundo pic.twitter.com/NcdMpq6Pfa
— Davy Jones (@DavyJonesRJ) October 29, 2023
O caso também levantou uma grande discussão no Reddit. Alguns usuários chegaram a comentar que, mesmo com tal prática, algumas pessoas preferem ficar brigando por console A ou B, enquanto os estúdios seguem adotando medidas para somar cifras ainda mais absurdas em títulos que, em muitas situações, são contestáveis ou lançados com inúmeros problemas. O próprio Mortal Kombat 1 enfrentou isso em sua versão para Nintendo Swtich, amplamente criticada por estar muito abaixo das versões para outras plataformas.
Em alguns games, a certeza de algumas empresas em conseguir dinheiro dos consumidores das mais variadas formas de microtransações parece ser ainda mais factível, já que alguns títulos carregam um legado, uma grande marca, que pode apelar diretamente com a memória afetiva.
Produtos dessa categoria não compartilham da mesma prateleira que novas IPs. Eles estão em outro patamar num possível convencimento para que o usuário invista seu dinheiro. Na lógica do consumo, a nostalgia, referências e memória afetiva podem ser determinantes e acabam facilitando algumas práticas da indústria.
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