A volta dos que não foram: Sam Altman volta ao cargo de CEO da OpenAI

A volta dos que não foram: Sam Altman volta ao cargo de CEO da OpenAI

Será que agora chegamos ao último capítulo desta novela envolvendo a OpenAI? Na noite desta terça-feira (21), Sam Altman reassumiu o posto de CEO da OpenAI, empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT.

A recondução de Sam Altman ao cargo acontece após um acordo para estabelecer um novo conselho diretivo.

Leia também
7 curiosidades sobre a OpenAI, a criadora do ChatGPT
OpenAI permitirá que qualquer pessoa possa criar sua versão do ChatGPT

Altman volta à OpenAI e declara seu amor pela empresa

Tweet OpenAI

Os detalhes exatos dessas reviravoltas corporativas ainda não são totalmente claros. E talvez a gente só saiba de tudo o que aconteceu nos bastidores quando a biografia de Sam Altman sair algum dia, muito provavelmente escrita por Walter Isaacson.

O que se sabe até o momento é que Altman retoma a liderança da OpenAI, voltando a assumir o cargo de CEO de uma das empresas de inteligência artificial mais importantes do momento.

Em uma postagem na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), ele expressou seu amor pela OpenAI e justificou suas ações recentes como uma tentativa de manter a equipe e o propósito da empresa alinhados.

imagem 2023 11 22 094036925

Eu amo a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio do Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, escreveu Altman em um tweet.

Greg Brockman, que também havia sido demitido do cargo de presidente, postou uma foto em seu perfil no Twitter junto com todos os funcionários.

Ordem cronológica dos eventos

Sam Altman OpenAI Nadella

Abaixo você confere um resumo, em ordem cronológica, de toda essa confusão em que se meteu a OpenAI nos últimos dias:

  • Sexta-feira – 17/11: Altman foi destituído de seu cargo de CEO pelo conselho administrativo anterior, devido a alegadas falhas de comunicação com outros líderes da organização.
  • Segunda-feira – 20/11: A Microsoft anuncia a contratação de Altman para liderar um grupo de especialistas em IA. Greg Brockman, cofundador da OpenAI, também se juntaria à empresa sob a gestão de Satya Nadella.
  • Segunda-feira – 20/11: Em resposta, colaboradores da OpenAI ameaçaram deixar a empresa em massa, criticando a conduta do antigo conselho e manifestando apoio a Altman.
  • Terça-feira – 21/11: À noite, a OpenAI anunciou o retorno de Altman ao cargo de CEO. Uma declaração no X mencionou um “acordo preliminar” para a formação de um novo conselho, com a promessa de mais detalhes em breve.

Com essas mudanças, parece que a OpenAI conta com o respaldo da Microsoft, sua principal parceira em infraestrutura de nuvem. Satya Nadella, CEO da Microsoft, manifestou no Twitter/X seu otimismo com as alterações no conselho da OpenAI, mencionando os primeiros passos para uma gestão mais “estável, bem-informada e efetiva”.

E aí, será que finalmente essa novela mexicana chegou ao fim?

Fonte: OpenAI (Twitter)

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X