5G já pode ser ativado em todo o Brasil: faixa de 3,5 GHz está totalmente liberada; diz Anatel

5G já pode ser ativado em todo o Brasil: faixa de 3,5 GHz está totalmente liberada; diz Anatel

Nesta terça-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a conclusão do processo de “limpeza” da faixa de 3,5 GHz, essencial para o funcionamento do 5G no Brasil. Essa faixa, que antes era utilizada por serviços de satélite e radiodifusão — como antenas parabólicas —, agora está pronta para impulsionar a quinta geração de conexão móvel no país. Cerca de 28 milhões de pessoas já utilizam o 5G no Brasil.

“A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G. O edital do 5G fixou um cronograma de instalação da nova tecnologia, que tem sido cumprido e mesmo antecipado pelas operadoras”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras, Marcos Ferrari.

anatel foto carolina cruz telesintese3

O que é a “limpeza da faixa”?

A faixa de espectro funciona como uma avenida pela qual os dados trafegam. No caso do 5G, para liberar o caminho, foi necessário instalar filtros e kits de recepção para TV digital, evitando interferências. Esse processo, coordenado pela EAF, garante que o sinal 5G opere sem interrupções.

Com a conclusão do processo, qualquer cidade brasileira está apta a receber o 5G, caso as operadoras optem pela ativação do serviço. No entanto, segundo o edital do leilão de 2021, as empresas têm até o fim de 2029 para implementar a tecnologia em todo o território nacional.

Segundo Vinicius Caram, conselheiro substituto da Anatel, a “limpeza da faixa” foi concluída com 14 meses de antecedência em relação ao prazo estabelecido. Nesta última etapa, 190 municípios na Bahia tiveram a liberação formalizada. Nesses locais, a faixa estará operacional a partir de segunda-feira, 2 de dezembro.

Kits de TV digital para substituição de parabólicas

kit digital materia

A substituição das antenas parabólicas por kits de recepção de TV digital ainda está em andamento e deve ser finalizada até meados de 2025. A EAF é responsável pela distribuição desses kits, que são destinados a famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Inicialmente, o governo previa a instalação de kits em 10,5 milhões de residências. Após revisão, o número foi reduzido para cerca de 5 milhões, sendo que 4,4 milhões já foram entregues. Apesar disso, as transmissões de TV na faixa de 3,5 GHz já foram encerradas pelas emissoras, eliminando o risco de interferência no sinal 5G.

“Nós não deixamos ninguém para trás, ou seja, uma pessoa que entra em contato conosco, um beneficiário do Cadastro Único, vai ser atendido independente do endereço em que reside”, declarou o presidente da EAF, Leandro Guerra.

Segundo o Ranking Mundial de Competitividade Digital, o Brasil ocupa atualmente a 14ª posição, entre 57 países analisados em relação ao investimentos em telecomunicações, com R$ 35 bilhões alocados em 2023. Os dados foram analisados pela MD (International Institute for Management Development, em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC).

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X