Uma pesquisa conduzida e divulgada pela IAB Brasil revela que aproximadamente 6 em cada 10 usuários da internet no Brasil optaram por acessar a rede mundial por meio de uma TV em 2023.
A associação, dedicada ao monitoramento e desenvolvimento do mercado digital no país, apresenta dados significativos sobre os hábitos de uso da televisão como meio de acesso à internet, destacando um aumento notável em comparação com anos anteriores.
Leia também:
50% dos brasileiros mantêm o mesmo celular desde 2020/2021, revela pesquisa
92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone celular, aponta pesquisa
Crescimento exponencial de acesso pela TV
A pesquisa indica que o acesso à internet por meio de televisores é a forma que mais cresce a cada ano no Brasil. O gráfico fornecido pela IAB Brasil revela um aumento expressivo, passando de 29% dos usuários em 2018 para impressionantes 58% em 2023.
Esse salto sugere uma mudança significativa nos padrões de consumo, indicando a crescente relevância da TV como dispositivo de acesso à internet.
Além do aumento no uso da TV para acessar a internet, a pesquisa destaca que alguns hábitos dos brasileiros em relação ao dispositivo também estão mudando e evoluindo já que, de acordo com os dados, eles estão assistindo com maior frequência e por períodos mais longos.
Segundo o estudo, 78% dos entrevistados afirmaram assistir à TV “todos os dias ou quase todos os dias”, sendo que 82% desse grupo tem 40 anos ou mais.
Outro ponto interessante é a atividade constante da TV, mesmo quando não é consumida diretamente. A pesquisa revela que, entre as pessoas que realizam outras tarefas enquanto assistem à televisão, 69% acessam outros dispositivos, como celulares e notebooks, enquanto 57% realizam tarefas domésticas.
A pesquisa destaca que 78% dos entrevistados veem a variedade de conteúdo disponível como uma das principais vantagens da TV em comparação com outras tecnologias e meios de acesso à telecomunicação. Em seguida, estão a integração com outros dispositivos (71%), a possibilidade de interação com o conteúdo exibido (69%) e a experiência de conteúdo personalizada (64%).
Surpreendentemente, a edição de 2023 revelou um empate entre os principais formatos de conteúdo consumidos na tela grande: canais de televisão aberta e aplicativos de streaming pago, ambos apontados por 47% dos entrevistados como os tipos de mídia mais utilizados na TV. Canais de televisão a cabo foram mencionados por 38% dos entrevistados.
A pesquisa aponta que 51% da população brasileira possui 1 ou 2 assinaturas mensais de serviços de streaming, enquanto 28% mantêm entre 3 e 6 assinaturas em plataformas como Netflix, Disney Plus e Globoplay. A análise reflete a crescente tendência de consumo de conteúdo por meio dessas plataformas populares.
Anúncios são tão ruins assim?
Sobre anúncios exibidos em televisores conectados à internet, 69% dos usuários afirmam se deparar com anúncios, sendo que apenas 16% consideram que a publicidade atrapalha sua experiência.
Destaca-se que 66% dos entrevistados acreditam que a personalização das propagandas é positiva para a experiência de assistir TV, enquanto 49% consideram as propagandas exibidas como relevantes.
Surpreendentemente, 3 em cada 5 internautas que viram anúncios realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente.
Diante da pesquisa, é possível notar que existe uma crescente preferência dos brasileiros por acessar a internet por meio da TV, além também de uma mudança nos padrões de consumo e engajamento com o conteúdo televisivo. Com a variedade de conteúdo, integração com outros dispositivos e a personalização como pontos atrativos, a TV se consolida como uma poderosa ferramenta de acesso à internet e entretenimento no Brasil.
Fonte: IAB Brasil
Deixe seu comentário