Cerca de 4,20 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais mensalmente. Em média, as redes sociais recebem cerca de dois milhões de novos usuários diariamente.
Além disso, o tempo de uso das redes sociais aumentou: o usuário convencional das plataformas sociais gasta 15% de todo o seu tempo nas redes sociais.
Para se ter noção, o planeta Terra possui atualmente quase 8 bilhões de habitantes (7,81 bilhões) e, segundo o estudo, 4,14 bilhões de pessoas têm contas em redes sociais.
O número é maior que a metade dos habitantes do planeta e aumenta diariamente, pois, como dito acima, duas milhões de pessoas entram para as redes sociais diariamente.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/ranking-mundial.png?fit=scale)
Essas informações foram divulgadas no último Digital 2020 October Global Statshot Report, um relatório estatístico sobre o comportamento humano na internet e nas redes sociais.
O relatório informa que 5,20 bilhões de pessoas possuem telefones celulares e 4,66 bilhões, sobretudo, utilizam internet pelo celular. Portanto, 9 entre cada 10 pessoas que possuem celulares o utilizam para se conectar à internet.
Além disso, 99% das pessoas com contas ativas em mídias sociais usam essas plataformas pelos celulares.
Redes sociais durante a pandemia
450 milhões de pessoas passaram a utilizar redes sociais no último ano, segundo o relatório. Esse número representa um crescimento anual de mais de 12%.
Esse crescimento é consequência do surto da pandemia da COVID-19, pois, com o isolamento e os tempos difíceis, as redes sociais se tornaram a solução para manter as pessoas conectadas durante essa crise.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/tempo-gasto-com-midia.png?fit=scale)
Segundo o relatório, o tempo de tela dos usuários também aumentou durante essa pandemia.
De acordo com a pesquisa, analisando os dados da GlobalWebIndex, um usuário convencional passou quase 7 horas por dia na internet entre abril e junho deste ano.
Além disso, atualmente, as pessoas gastam cerca de duas horas e meia nas plataformas de redes sociais.
A televisão consome 3 horas e meia do cotidiano humano, com mais da metade desse tempo pertencendo aos streamings, como a Netflix.
O crescimento das redes sociais
O Digital 2020 October Global Statshot Report analisa o terceiro semestre, ou seja, o período entre os meses de julho e setembro.
Esse período apresentou um crescimento em quase todas as plataformas de redes sociais.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/ranking-redes-sociais.png?fit=scale)
Dentre todas as plataformas, o Instagram foi o grande vencedor.
A rede social de fotos obteve o maior número de novos usuários entre julho e setembro. O Facebook, que é dono do Instagram, também cresceu bastante.
Além disso, o público que recebe os anúncios do Instagram adicionou mais 76 milhões de pessoas, totalizando 1,16 bilhões em outubro.
O crescimento do Facebook nesse sentido foi menor: 45 milhões. Por outro lado, o total do público alvo de anúncios do Facebook é de 2,14 milhões, o dobro do Instagram.
O Twitter passou por altos e baixos nesse período. A rede social do passarinho ganhou 27 milhões de usuários, mas não conseguiu compensar pelos 61 milhões de usuários que deixaram a plataforma no semestre anterior.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/redes-sociais-mais-acessadas.png?fit=scale)
Sites mais visitados mundialmente
As páginas com maior número de visitas ao redor do mundo foram apresentadas no relatório.
A análise foi feita pela plataforma de marketing SEMRUSH, que inseriu as seguintes categorias: ‘Número total de visitantes’, ‘Visitantes únicos’, ‘Tempo por visita’ e ‘Páginas por visitas’.
Esses valores foram calculados com base no trafego entre os meses de setembro e outubro.
‘Visitas únicas’ representam o número de IPs distintos que visitaram um site, mas não representam um único individuo pelo fato das pessoas utilizarem outros dispositivos.
Portanto, como a imagem abaixo apresenta, o vencedor foi o Google. O buscador obteve um número total de 105 bilhões visitantes. Além disso, o site conta com 25 minutos em tempo gasto por visita, bem como 6,8 bilhões de visitantes únicos.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/sites-mais-visitados.png?fit=scale)
O YouTube ficou em segundo lugar, com 36,4 bilhões visitantes no total e 3,5 bilhões de visitantes únicos.
O Twitter, inesperadamente, não está entre o top 10, ocupando a 11ª posição.
Representando o Brasil, aparece o site da Globo, que ocupa a 16ª posição no ranking.
O ranking deixa claro, portanto, que não são só as redes sociais que lideram os acessos, pois há sites de notícia e ecommerce, bem como conteúdo adulto, entre os 10 primeiros.
Brasil
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/brasil-numeros.png?fit=scale)
No início do ano, o Brasil apresentou 150,4 milhões de usuários de internet em outro relatório feito pela mesma empresa.
De acordo com esse número, houve o crescimento de 6% no número de usuários em comparação com o ano passado.
Há 140 milhões de brasileiros que utilizam as redes sociais, aumentando em 11 milhões, totalizando cerca de 66% da população do país.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/Screenshot_2020-10-29-datareportal20200215gd100digital2020braziljanuary2020v01-200217083346-pdf-1.png?fit=scale)
O YouTube aparece em primeiro lugar no ranking das redes sociais que os brasileiros mais acessam. Facebook e WhatsApp ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Nos aplicativos, o WhatsApp ocupa a primeira posição, em seguida, Facebook, Facebook Messenger e Instagram. Portanto, os quatro aplicativos mais utilizados no Brasil pertencem ao Facebook.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/Screenshot_2020-10-29-datareportal20200215gd100digital2020braziljanuary2020v01-200217083346-pdf.png?fit=scale)
Nos jogos, Free Fire ocupa o primeiro lugar, seguido por Candy Crush e Cartola FC.
Brasil no Digital 2020 October Global Statshot Report
O Brasil aparece no relatório em diversas categorias, por exemplo, nós somos o segundo país que mais utiliza tecnologia de reconhecimento facial, ficando atrás apenas da Colômbia.
Por outro lado, em categorias que analisam a velocidade da internet, o Brasil sempre aparece no final.
Nós estamos entre os 15 países que mais joga videogame em qualquer dispositivo entre as idades de 16 e 64 anos.
Curiosamente, o Brasil ocupa o terceiro lugar dentre os países que mais se preocupam com o uso indevido de informações pessoais pelas companhias. Com 51% dos brasileiros apresentando essa preocupação, ficamos atrás, somente, de Portugal e Espanha.
Nos rankings dos países que mais utilizam as mídias sociais, ficamos sempre entre os primeiros.
Somos o quarto país que mais utiliza o Facebook e ocupamos o terceiro lugar em número de likes por mês na plataforma. O usuário brasileiro do Facebook costuma curtir cerca de 16 posts e fazer nove comentários por mês.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/Screenshot_2020-10-29-datareportal20201020gd003digital2020octoberstatshotreportv01-201020040635-pdf.png?fit=scale)
No entanto, o Brasil não está no top 10 dos países que mais clicam em anúncios no Facebook.
Instagram no Brasil
O alcance dos anúncios do Instagram no Brasil obteve um crescimento considerável.
Atualmente, ocupamos a terceira posição, ficando atrás da Índia e dos Estados Unidos.
:upscale:():format:(png)/@/static/wp/2020/10/29/Screenshot_2020-10-29-datareportal20201020gd003digital2020octoberstatshotreportv01-201020040635-pdf1.png?fit=scale)
Cerca de 4 milhões de usuários brasileiros agora são alvos de anúncios do Instagram, representando um crescimento de 4% em comparação ao período anterior, totalizando 95 milhões de usuários.
Em números de audiência dos anúncios, somos o quarto país que mais consome os anúncios do Instagram.