Primeiros testes dos Core i9 mostram desempenho 50% superior

Segundo benchmarks publicados no PCLab.pl, os processadores Core i9 podem apresentar um desempenho cerca de 50% melhor que os Core i7 correspondentes.

A plataforma Gulftown da Intel traz seis núcleos. Na maioria das tarefas não há muita diferença no ganho de desempenho, já que boa parte dos programas em uso mal aproveitam dois cores ou mesmo são limitados a um. Em aplicações otimizadas para trabalhar com vários threads o ganho é enorme, já que há mais “operadores na linha de montagem”, numa analogia a uma fábrica. É o que se percebeu em testes do Core i9 de 2,8 GHz ao rodar tarefas como modelagem 3D e codificação de vídeo.

Num tom informal, os 50% de desempenho extra até dão uma certa idéia do motivo, já que se 4 cores seriam 100%, com mais dois temos 50% a mais (metade dos 4). Na prática não dá para confiar meramente nisso, já que mudanças internas na arquitetura podem afetar os resultados, para mais ou para menos.

Os Core i9 deverão ser bem caros, e no início, voltados a sistemas de alto desempenho, workstations avançadas, etc. Eles devem aparecer em 2010, tendo um consumo médio de 130W, versus os 95W da maioria dos quad-core que levam as marcas Core i5 e i7.

Veja os resultados dos testes do PCLab:

https://pclab.pl/art39718.html

Via Electronista

Ver Mais

Esta postagem foi modificada pela última vez em 23/11/2009 23:03

Postagem relacionada