Publicado beta do Ubuntu 9.10; veja o que vem por aí

Fãs do Ubuntu devem gostar da versão 9.10, que será lançada em breve. O beta foi publicado ontem. A Canonical tem feito esforços significantes para melhorar o tempo de inicialização do Ubuntu, um forte ponto negativo das versões antigas. O Ubuntu 9.04 melhorou esse cenário, mas ainda estava longe do ideal. Para o 9.10, a Canonical destaca que o sistema pode ser iniciado em até 5 segundos em algumas configurações de hardware. Leia mais detalhes nessa notícia publicada esses dias.

Até então em alpha, agora com o beta o sistema fica mais próximo da versão estável.

Além da inicialização mais rápida, o Ubuntu 9.10 traz essas novidades:

  • Ubuntu Software Center, substituindo o “Adicionar/Remover programas” no menu Aplicações. Faz a mesma coisa, mas conta com uma interface mais prática, tornando o uso mais fácil e substitui outras ferramentas. Na verdade não apenas substitui, como implanta outra idéia. No futuro (versão 2) deverá substituir o Synaptic, gdebi, algumas partes do Computer Janitor e talvez até o Update Manager. Na versão 3 ele oferecerá até mesmo software comercial. É uma tendência ultimamente, várias aplicações andam pensando numa “loja de software”, mesmo que boa parte sejam gratuitos (ou livres). Saiba mais (em inglês).
  • Gnome 2.28, recém lançado (confira as novidades aqui no GdH).
  • Troca do Pidgin pelo Empathy, como mensageiro instantâneo padrão.
  • O gerenciador de login GDM 2.28 foi praticamente reescrito se comparado às versões usadas no Ubuntu antes, o que permitirá uma maior integração e trará melhor experiência para o usuário.
  • Quickly, que torna rápido o desenvolvimento de aplicações para o Ubuntu (e possivelmente outras distros). Os desenvolvedores poderão gerar pacotes .deb dos seus programas rapidamente.
  • O Kubuntu 9.10 traz o primeiro release para netbooks com o KDE. Para detalhes sobre ele, veja aqui.
  • Ubuntu Enterprise Cloud Images, imagens comuns para usar no Ubuntu Enterprise Cloud (UEC) e no EC2 da Amazon.
  • Integração com o Ubuntu One, um serviço de hospedagem e compartilhamento de arquivos online.
  • E mais: Kernel 2.6.31; abandono do hal; novo driver de vídeo da Intel para teste; GRUB 2 por padrão; ext4 por padrão; melhorias na instalação em dispositivos iSCSI; entre várias coisas mais técnicas.

O beta pode ser baixado em:

https://www.ubuntu.com/testing/karmic/beta

Lembrando que não deve ser usado em sistemas de produção ou por usuários muito leigos, apesar de parecer razoavelmente estável. A versão final deve ser lançada no dia 29 desse mês.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!