“A Intel usou sua apresentação na IDF para revelar um novo padrão de interconexão para PCs, o Light Peak. Como sugere o próprio nome, a tecnologia usa fibra óptica ao invés de convencionais cabos para transferir dados, e consequentemente tem banda muito maior. Mesmo em sua primeira geração, é esperado, pelo menos em teoria, é esperado que o padrão tenha taxa de 10 Gigabits por segundo, cerca de 20 vezes mais rápido que o USB 2.0. Um exemplo prático seria transferir o conteúdo completo de um disco Blu-Ray em 30 segundos, se funcionando na velocidade máxima.”
Contudo, é afirmado agora que este projeto é resultado de conversas entre o fundador da Apple, Steve Jobs, e o chefão da Intel, Paul Otellini. O site Engadget alega que a Apple deseja um padrão de conexão simples e rápido, que permitirá não apenas a substituição do FireWire ou USB, mas também dos sinais Ethernet e de vídeo.
A princípio, o Light Peak seria apenas mais um padrão de conexão, que conviveria com outros já existentes. Contudo, a longo prazo, é esperado que seja um formato único para quase todas as expansões de um computador. Planos mais definitivos mostram um Mac, que seria lançado no final de 2010, que já incorporaria a nova tecnologia – em sincronia com o prazo dado pela Intel – além de iPods e iPhones. A capacidade de substituir várias portas, numa tacada só, seria particularmente útil ao tão cochichado tablet da empresa.
O Light Peak é uma promessa que terá mais utilidade no futuro, visto que atualmente os dispositivos que requerem mais banda, os SSDs, estão “satisfeitos” com os limites do padrão Serial ATA, e dispositivos portáteis usam armazenamentos mais lentos. Entretanto, o Light Peak permite que circuitos sejam menores e mais simples, requerendo conectores mais compactos.
É, mais um capítulo da aliança entre a Apple e a Intel 🙂
Fonte:
https://www.electronista.com/articles/09/09/26/intel.light.peak.mad…
Veja mais:
https://www.engadget.com/2009/09/26/exclusive-apple-dictated-li…