Na contramão: Intel Gulftown terá dissipador gigante

Houve um tempo em que os dissipadores de energia e os coolers não eram um problema para os usuários finais, afinal possuíam uma arquitetura simples. Passou algum tempo, os parrudos processadores exigiam soluções muito mais hipertrofiadas de refrigeração. Mas estamos na era da economia, principalmente a de energia, onde coolers diminutivos com velocidades variáveis fazem um bom trabalho, juntamente com processadores dual-core e quad-core eficientes. Mas parece que os futuros Gulftown de seis núcleos da Intel vão na contra-mão desta via.

Segundo imagens publicadas pelo PCWorld.fr, a Intel definitivamente não está pensando na economia. A empresa está preparando um dissipador peso-pesadíssimo, estilo torre, com quadro heat pipes de cobre, uma grande ventoinha, e um sistema de montagem que se encaixa à placa-mãe através de pinos especiais. O site afirma ainda que o sistema só pode ser montado sobre soquetes LGA1366. E não é uma surpresa, apesar do tamanho da ventoinha, a Intel afirmar que a “engenhoca” é bem quietinha.

Os processadores Gulftown chegarão ao mercado no próximo ano, sendo baseados no projeto Westmere, de 32 nm. O CPU funcionará com soquetes LGA1366, em plcas-mãe com chipsets X58, podendo ser um substituto para quem tem um sistema Core i7-900.

1

2

Fonte:

https://techreport.com/discussions.x/17664

Veja mais:

https://www.pcworld.fr

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!