A versão alpha do Ubuntu 9.10 pode ser inicializado em tempos de até cinco segundos, em determinadas configurações. O coordenador Jorge Castro conseguiu um tempo impressionante em seu computador, um Core 2 Duo de 2.4 GHz e drive SSD, oferecendo até um bootchart para provar.
Para melhorar a velocidade do boot, a equipe do Ubuntu adicionou um sistema chamado “sreadahead“, um serviço que usa prefetching para carregar os dados que são usados pelo processo de boot antes de serem requeridos. O sistema também salva no cache os dados do prefetching, que podem ser usados durante boots subsequentes, contudo roda mais lentamente nos HDs convencionais, que possuem em geral problemas com latência.
O desenvolvedor Scott James Remnant explicou alguns pontos técnicos em um post da lista de e-mails, poucos meses atrás. Os usuários de discos rígidos também sentirão melhorias, mas nada tão dramático. Uma experiência registrada conseguiu o marco de 22 segundos em um notebook Dell 1420n de dois anos de idade. Você pode testar o Ubuntu 9.10 alpha 6 baixando a imagem aqui, mas vale lembrar que, como é uma versão de desenvolvimento, há diversos bugs.
Fonte:
https://techreport.com/discussions.x/17626
Veja mais:
https://arstechnica.com/open-source/review…