mini-SATA: a solução para os SSDs compactos

Os discos de estado sólido usados nos pequenos netbooks usam conectores PCI Express Mini, mas a próxima geração dos dispositivos poderão carregar um novo tipo de conector Serial ATA. A “Organização Internacional Serial ATA” anunciou o desenvolvimento de um novo conector de baixo perfil, chamado mini-SATA, ou mSATA, voltado a notebooks, netbooks e outros dispositivos “apertadinhos”.

O grupo ainda afirma que a nova especificação será benéfica para fabricantes que planejam incorporar pequenos SSDs (do tamanho de um cartão de banco) em computadores portáteis. O mSATA suportará taxas de transferência de 150 MB/s e 300 MB/s, e o subgrupo de cabos e conectores do padrão, que inclui a Dell, HP, Lenovo, Samsung, SanDisk, STEC e Toshiba, atualmente está trabalhando em cima do mSATA.

A Toshiba já anunciou módulos no formato, usando memória NAND flash em células multi-nível de 32 nm, postando até uma foto (abaixo): o módulo da esquerda possui o mesmo conector SATA compacto dos HDs portáteis atuais, enquanto o da direita representa o novo mSATA, sendo este último sensivelmente menor. A Toshiba afirma que os novos SSDs estarão disponíveis em versões de 30 e 62 GB, com a produção em massa se iniciando em outubro. A velocidade máxima para leituras sequenciais é de 180 MB/s, e gravação sequencial a 80 MB/s.

img

Fontes:

https://techreport.com/discussions.x/17624

https://www.electronista.com/articles/09/09/21/toshiba.30gb.and.62gb.msata.ssds/

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!