Na semana passada a Mozilla (ou a Adobe) comemorou o sucesso de um verificador da versão do Flash Player no Firefox, ativado nas versões recentes, 3.5.3 e 3.0.14 (já que o 3.5 é fornecido “separado” do 3.0). Ao instalar ou atualizar o Firefox, uma mensagem informa a necessidade de atualizar o Flash Player (caso esteja desatualizado, é claro).
Pelo menos dez milhões de pessoas devem ter atualizado o Flash Player para a última versão, segundo estatísticas da Mozilla. Um número significante, visto que versões antigas do Flash Player podem trazer problemas – como segurança, com algumas brechas conhecidas e exploradas. Além disso as versões mais novas trazem diversas melhorias, destacando suporte a aceleração de vídeo por hardware.
Segundo a Adobe, cerca de 99% dos usuários de internet têm o plugin do Flash instalado, dada sua popularidade. E muita gente nem se preocupa em verificar se há nova versão. Simplesmente instala uma vez e fica usando (até o dia que precisar instalar novamente por algum problema grave).
O plugin do Flash no Firefox não é instalado como uma extensão comum do navegador, geralmente ele fica como arquivo compartilhado para uso de outros navegadores – como Opera, Chrome, etc. A grande exceção fica por conta do Internet Explorer, que usa um controle ActiveX, com instalação diferente. Para as extensões do Firefox em si o notificador de novas versões já está presente há algum tempo.
Veja mais na divulgação oficial:
https://blog.mozilla.com/metrics/2009/09/16/helping-people-upgrade-flash/