A Intel ainda luta contra a decisão da União Europeia, alegando que os e-mails são especulativos e originados de funcionários de baixo escalão, que não são envolvidos na negociação dos acordos em questão.
E dentre os e-mails, executivos da Dell estariam se comunicando uns com os outros, em 2003, que a compra de mais chips AMD resultaria em uma ação da Intel “grave e prolongada, com impacto em todas as linhas de negócios”, e isso envolveria belos descontos por parte da Intel. Em 2004, a Dell enviou uma reclamação à Intel, argumentando que vender só sistemas baseados em chips Intel tornaria a empresa pouco competitiva:
“Temos produtos mais lentos e que geram mais calor, gerando custos mais altos como um todo no setor corporativo e sem expectativas de eliminar essa perda de desempenho num período de um a dois anos”
Já outro e-mail cita que a Acer encerrou as vendas de uma linha inteira de notebooks baseados em AMD, depois de conversações com executivos da Intel. A HP também recebeu os tais descontos da Intel, o que resultou em quase 95% dos desktops corporativos da empresa com chips da Intel entre 2002 e 2005, afirma a UE. Isso era para ser mantido em segredo, mostra um e-mail de um executivo, seguido de outro e-mail da HP de 2004, alertando sobre as consequências da venda de seus produtos através de um distribuidor:
“Por favor, não comuniquem (…) aos setores regionais, aos integrantes de suas equipes ou à AMD que estamos restritos a cinco porcento de produtos AMD para manter a conformidade com nosso acordo com a Intel.”
“Vocês NÃO podem usar a linha comercial da AMD em país algum… se fizerem isso e formos pegos (e vamos ser pegos), o dinheiro da Intel (que entra todo mês) desaparece (eles encerram o acordo). O risco é muito grande.”
A Media Saturn Holdings, maior lojista de computadores da Europa, aparentemente também parou de vender computadores com chips AMD entre 2002 e 2007, depois de receber pagamentos da Intel, alega a UE. A loja afirmou publicamente que havia um acordo, no qual vender mais sistemas AMD resultaria em menos descontos ou pagamentos da Intel. Complicado, não é?
Fontes:
https://www.electronista.com/articles/09/09/21/e.mails.show…
https://tech.yahoo.com/news/ap/20090921/ap_on_hi_te/eu_eu_intel