Na semana passada o pessoal do Google anunciou que os documentos publicados no Google Docs passarão a ser indexados pelo buscador do grupo. Isso significa que mais gente poderá achar o que você publicou ou salvou como página HTML por lá; ao mesmo tempo, pode significar uma preocupação com a privacidade de documentos que não deveriam ser exibidos a qualquer um.
Quanto a privacidade parece que não é “tão” preocupante. O Google falou que os documentos serão indexados no buscador como uma página comum, que para ser encontrada precisará estar linkada em uma outra página já indexada. Assim, se há links para seus documentos publicados em outros sites e blogs, eles poderão ser exibidos nos resultados de pesquisas – mas os que não tenham links ficariam “ocultos”, não seriam descobertos pelo rastreador do sistema de buscas do Google.
A novidade afeta apenas os documentos que foram publicados como página da web ou os que são “embutidos” em páginas (“embed”).
Para quem não quer que os documentos sejam indexados, os passos são esses:
- Ir para a aba “Share” (Compartilhamento).
- Para documentos e planilhas, clicar em “Publish as web page” (Publicar como página da web); para apresentações, “Publish/embed” (Publicar).
- Clicar no botão “Stop publishing” (Parar publicação).
São passos estranhos (publicar e depois interromper a publicação), quem sabe no futuro tenham alguma opção “publicar, mas não permitir que mecanismos de busca indexem o conteúdo”…
A mudança deve ter efeito nos próximos dias. Naturalmente para que o arquivo seja encontrado, a pesquisa deverá ser relacionada com alguma coisa que tenha nele e os links a ele deverão ter “peso” (veja como é definida a ordem dos resultados no Google num artigo sobre SEO, publicado aqui no GdH).
Veja mais em:
https://www.google.com/support/forum/p/Google+Docs/thread?tid=0ca72389c9b26ef4&hl=en