Os mais antenados em notícias da MS já estão sabendo, mas para quem ainda não ouviu falar: o Windows 7 Family Pack não estará disponível no Brasil. Já era esperado, afinal quando confirmaram que o 7 teria essa edição, deixaram “claro” que poderia não ser em todos os países.
O pacote de 3 licenças do Windows 7 Home Premium para os EUA sairá por $149. Três licenças: para uso em 3 computadores. Brasileiros com 3 computadores precisarão comprar licenças individuais para cada um, o que sairá bem mais caro.
Não é de hoje que a Microsoft (e tantas outras empresas) tomam essas medidas. Seria medo da pirataria? Fornecer um pacote com 3 licenças facilitaria a pirataria de 3 licenças… Em vez de facilitarem as coisas, sempre andam no caminho contrário. Poucos são os lares que pagarão pelas três licenças individuais, ainda mais com a “raiva” de saber que nos EUA pagariam bem menos. A Microsoft conhece bem a pirataria do Windows, porém não parece fazer nada para mudar o cenário – não é um aviso na tela (WGA) que fará com que as pessoas comprem algo “caro”, quase sempre mais caro do que o salário mínimo brasileiro.
Uma alternativa para quem quer de toda forma o pacote seria comprar o Family Pack nos EUA e usar o sistema em inglês (já que as versões Home não contam com os pacotes de idiomas disponíveis no Ultimate). A outra é pagar mais em reais pelas licenças individuais. E a terceira todo mundo sabe…
O pessoal da Info conversou com executivos da Microsoft Brasil e não deram detalhes, apenas confirmaram que o Brasil não terá o Family Pack. E pronto.