A versão “5” possui, coincidentemente, cinco grandes recursos adicionados. O primeiro é a nova interface do usuário, com visual renovado, e cujas funcionalidades se adaptam ao seu aparelho, em especial ao fato dele ter touchscreen ou um mero teclado. Outro recurso é o gerenciador de senhas e a adição da navegação em abas, finalmente chegando aos portáteis.
O Opera Mini também ganhou com a atualização um recurso parecido com o “Speed Dial” do Opera para desktop, que mostra até 9 miniaturas dos sites mais acessados – e pode ser personalizado manualmente também. Parece que não, mas o atalho ajuda muito ao teclar com o dedo.
O grande destaque é um grande teclado virtual, torando a navegação muito agradável em dispositivos touch screen:
Ao digitar a URL o teclado toma mais espaço, sendo uma solução bem prática.
O Opera Mini 5 beta está disponível no site oficial da empresa, e pode ser baixado separadamente, ou a partir do navegador atual de seu celular. Há ainda, além da versão em Java, uma outra específica para o BlackBerry, que permite funções como abertura de link e copiar-e-colar no sistema.
Download:
Fontes: