Isso porque o sistema de lançamentos do Google é diferente: ao invés de ter as versões estáveis e de teste com seus números de versão, o Chrome usa três canais diferentes de distribuição: o “developer”, que possui o código mais recente e imaturo; o “beta” que é mais estável e atualizado constantemente, e é voltado para testes; e por fim o “stable”, cujas versões só chegam depois de serem finalizadas.
O Chrome 3 traz diversos novos recursos, como redesenhamento da página de abertura de nova aba, trazendo alguns itens pedidos pelos usuários. As miniaturas podem ser reagrupadas no esquema “arrastar-soltar”, podendo também “fixar” as mesmas para não alterarem de posição. Você poderá personalizar a página simplesmente ocultando componentes que não deseja mais visualizar, ou optando por uma lista simples dos sites mais visitados, por exemplo.
A caixa permanente (barra de endereços) também foi melhorada, com alguns pequenos novos recursos que fazem a diferença. A lista que aparece abaixo da digitação agora é equipada com ícones para diferenciar as sugestões dos sites do histórico, favoritos ou a partir de resultados da pesquisa do Google. Agora também há o suporte oficial aos temas.
A maior das novidades é a adição do suporte de vários componentes da especificação HTML 5, como as tags de vídeo, áudio e canvas. O Google também mexeu em várias partes do sistema de renderização, tornando o navegador ainda mais rápido frente aos seus concorrentes.
Todos os que estão inscritos no canal “stable” receberão a atualização para o Chrome 3.0.195.21 automaticamente e silenciosamente. Se você não está inscrito e deseja instalar manualmente, basta baixar o instalador: https://www.google.com/chrome/
O Google afirmou que espera que, em um futuro breve, o Chrome tenha a funcionalidade de extensões como o Firefox, e que em 2010 quer a mordida de 5% de participação no mercado dos navegadores. A companhia disse ainda que as versões oficiais e finais para Mac e Linux chegarão até o final do ano. Quem não quiser esperar, pode baixar a versão ‘beta’, que no momento está na versão 4.0.207.0 e em português inclusive, em: https://dev.chromium.org/getting-involved/dev-channel. Veja como instalar no Linux aqui.
Fontes:
https://www.osnews.com/story/22170/Google_Releases_Chrome_3
https://www.geek.com/articles/google/google-chrome-hits-30-mac-v…
Anúncio oficial:
https://googleblog.blogspot.com/2009/09/google-chrome-after-year…