O EasyTrails GPS foi concebido de modo a ser extremamente simples de utilizar (daí a explicação de “Easy” no seu nome) e a ter uma interface agradável e elegante. Não obstante ter incorporado avançados algoritmos que o tornam extremamente leve, resistente, confiável e preciso. A duração da bateria, graças à possibilidade de colocar o iPhone em standby enquanto grava, é muito superior às das aplicações concorrentes.
A aplicação, que tem sido amplamente testada pela equipe do CuneoTrekking , permite registar os próprios percursos e fornecer em tempo real a distância percorrida, a posição, a velocidade e a altitude atual. Também apresenta graficamente o perfil da altitude e o mapa com o percurso efetuado.
Através do EasyTraisl GPS, por exemplo, é possível saber com absoluta precisão quanto tempo se correu, qual a distância percorrida e qual a velocidade. As trilhas podem ser exportadas nos formatos standard GPX, KML/KMZ e CSV e enviadas para o próprio computador para serem analisadas e arquivadas usando softwares como o SportTracks (Windows), TrailsRunner (Mac OS X) e Google Earth/Maps ou através de serviços online como o MotionBased.
O EasyTrails está disponível na AppStore, e pode ser adquirido por todos aqueles que possuam um iPhone 3G e 3GS ao preço promocional de 1,59 Euros. Para quem quer experimentar gratuitamente existe a versão LITE, que permite salvar uma só trilha de cada vez, cuja duração não exceda os 30 minutos; tempo mais que suficiente para avaliar a funcionalidade da aplicação.
A versão atual (versão 1.2) está classificada no iTunes Itália com quatro estrelas e meia sobre cinco, e a Zirak s.r.l está neste momento completando a versão 1.3, com importantes novidades, tais com o suporte para mapas em tempo real durante a gravação. Ambas as versões podem ser baixadas gratuitamente para quem já adquiriu a precedente.
As principais funcionalidades do EasyTrails GPS são:
- Interface clara e intuitiva.
- Robusto, ligeiro, confiável e preciso.
- Duração máxima da bateria.
- Gestão automática ou manual do sistema de medição Métrico Decimal (Europa) ou Imperial (Estados Unidos).
- Sem limite de comprimento ou duração para as trilhas GPS.
- Possibilidade de fechar a aplicação durante o registo e de retomar a trilha interrompida.
- Exportação das trilhas nos formatos standard GPX, KML/KMZ e CSV.
- Visualização dos traçados GPS em mapas de satélite e estrada.
- Visualização de perfis altimétricos e gráficos de vários tipos relativos aos traçados GPS.
- Compatível com Google Earth, Google Maps, SportTracks, TrailRunner, MotionBased, etc.
- Idiomas: Italiano, Inglês, Português e Francês.
Para mais informações:
Página Web da aplicação: https://easytrails.iphone.zirak.it/pt/
Página iTunes: https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=325935402&mt=8
CuneoTrekking: https://cuneotrekking.wordpress.com/
Por Filippo Basso <phy [at] linux.it>