O Blogger fez 10 anos em agosto. Em “comemoração” do aniversário, o Google adicionou diversos recursos ao serviço nos últimos dias.
O Blogger.com foi o grande precursor dos blogs grátis, facilitando a exposição de idéias na internet por milhares de pessoas no mundo todo. Foi criado pela Pyra Labs em 1999 e adquirido pelo Google em 2003. Uma parceria anterior da Pyra com a Globo deu origem ao Blogger Brasil (.com.br), que era gratuito mas com interesses capitalistas virou pago, apenas para assinantes da Globo.com. Por um bom tempo o layout dos dois foi exatamente o mesmo, com a diferença que o da Globo era .com.br e estava em português – muitas pessoas confundiam os dois serviços.
Com a aquisição do Blogger internacional pelo Google o crescimento de recursos foi aumentando radicalmente. A melhor mudança, com certeza, foi o uso de páginas dinâmicas – antes o Blogger gerava páginas estáticas, e ao postar um novo artigo, era necessário atualizar todas as páginas (devido a atualização do menu). Editar um post ou adicionar um novo exigia alguns minutos para a publicação terminar. Isso ainda acontece apenas para quem hospeda o blog num servidor próprio, via FTP. Suporte a vários idiomas também foi excelente, ampliando a utilização do serviço. Rapidamente passou do serviço da Globo, que até pouco tempo era “jurássico” perto do Blogger.com (não sei como anda hoje).
Com o Google a postagem ficou mais rápida, os templates ganharam novos recursos (como widgets), e há até a possibilidade de usar um domínio ou subdomínio próprio. Banda e hospedagem saem de graça, mesmo para blogs com grande visitação.
A última leva de atualizações traz coisas interessantes, complementando o serviço. Entre os destaques:
- Suporte ao Pubsubhub: protocolo que atualiza os feeds em tempo real. Leitores de feeds que usam o Pubsubhub verão as atualizações do blog instantaneamente. No futuro o Google Reader funcionará com o Pubsubhub também, tornando a atualização bem mais rápida.
- “Enviar para” do Google Reader: ao ver posts de quem você estiver seguindo, pode enviar para o blog rapidamente.
- Melhorias nas etiquetas (labels, rótulos, tags ou categorias, como queira): há um widget para exibição da núvem de tags (famosa no WordPress) destacando os conteúdos mais citados no blog, e os usuários poderão escolher as tags que desejam (ou não) exibir.
- Mudanças na política de direitos autorais: tradicionalmente conteúdo “pirata” denunciado pelos mantenedores dos direitos eram removidos do blog – muita gente teve posts apagados por isso. Agora os textos não serão mais apagados: o usuário receberá um aviso (seja por e-mail ou no painel) e o post envolvido ficará no modo de “rascunho”. Um avanço e tanto para blogs “sérios” que foram vítimas de injustiça alguma vez – já que para os blogs piratas não mudaria nada, se postar de novo as chances de ter o post fora do ar novamente são grandes.
- Mais opções de compartilhamento, com botões de integração para postar no Twitter, Facebook ou email. Antes isso era feito “na raça” ou por meio de scripts de terceiros.
- App do iPhone: o Google fechou uma parceria com o pessoal do InfoThinker, desenvolvedores do popular aplicativo BlogPress para iPhone. Usuários do Blogger podem ter acesso grátis a uma versão “lite” do software.
- Caridade: com o gadget SocialVibe é possível gerar receita para instituições de caridade que você confia.
- “Depois da postagem”: algo como um “quebrador” de páginas, permitindo dividir posts grandes em seções com chamadas na página inicial.
O maior ponto negativo do Blogger é ser algo fechado. Apesar de grátis, é um serviço via web. As pessoas não podem instalar o “sistema” num servidor próprio, como é possível com o WordPress, B2Evolution, MovableType, etc.
Referência: Blog do Google Brasil