Google explica falha dessa semana no Gmail

Ben Treynor, vice-presidente de engenharia do Google, explicou o problema que ocorreu essa semana no Gmail. Na terça-feira o serviço ficou indisponível por cerca de 2 horas, inclusive afetando as contas do Google Apps (Gmail e outros serviços com domínios personalizados). Muita gente não percebeu, mas em redes sociais como o Twitter não é difícil notar quando esse tipo de problema ocorre – na hora o número de reclamações explode.

Eles subestimaram a carga que algumas alterações recentes causariam nos roteadores responsáveis por tratar as requisições – ironicamente, algumas alterações justamente eram destinadas a melhorar a disponibilidade dos serviços.

Por volta do meio dia e meio no horário do Pacífico alguns roteadores ficaram sobrecarregados, e enviavam “mensagens” a outros roteadores pedindo para pararem de enviar tráfego, porque estava tudo lento. Com isso o Gmail via web ficou indisponível.

Falhas no Google são muito raras, mas quando ocorrem são amplamente comentadas. Fica aí um motivo para pensar nos possíveis prejuízos que a “computação em núvem” pode causar. Os meus dados ficam nos meus computadores. Não aceito a idéia de deixá-los espalhados em “clouds” sobre os quais não tenho controle – usar como backup sim, ou tarefas secundárias; mas não para uso principal. Se fosse uma loja que dependesse do sistema, o pessoal teria duas horas de vendas perdidas. Tudo bem que as pessoas dividem opiniões sobre isso, e em alguns casos a impossibilidade de manter tudo acessível numa rede local é inevitável, especialmente em grandes corporações. Se bem que computadores em geral “falham”, mais cedo ou mais tarde…

Veja o post oficial sobre o problema do Google no Blog do Gmail:

https://gmailblog.blogspot.com/2009/09/more-on-todays-gmail-issue.html

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!