Vocês se lembram da proposta da Microsoft, submetida à Comissão Europeia, de mostrar uma janelinha pedindo a seleção de um dos navegadores por parte do usuário? Parece ser algo legal, mas não para a Mozilla. Mitchell Baker, fundador da fundação Mozilla, e Harvey Anderson, do conselho geral da fundação, afirmaram que a proposta não é suficientemente boa.
Os pontos defendidos são os seguintes: a tela de seleção, quando é escolhido outro navegador, não remove completamente os ícones do Internet Explorer que ficam no desktop e barra de tarefas, devendo estes serem removidos manualmente ou mediante desinstalação. O programinha também só efetua o download do navegador escolhido, e a Mozilla acha interessante o aplicativo também fazer a instalação e ainda configurá-lo como padrão
Também há a preocupação com outros produtos da Microsoft que abrem páginas no Internet Explorer, sugerindo então que após a remoção do IE, o Windows continue com seu motor de renderização, o Trident, para os aplicativos que dele necessitarem. E por último, a ordem com que os navegadores aparecem na tela de seleção, já que o IE ficaria na primeira posição, no projeto inicial.
Para alguns parece exagero, mas faz sentido os pontos levantados pela fundação, já que a tela de seleção, direta ou indiretamente, apresentaria parcialidade para o Internet Explorer. Vejamos no que isso dá.
Fonte:
https://www.osnews.com/story/22020/Mozilla_Not_Satisfied_with_Microsoft_s…
Veja mais:
https://blog.lizardwrangler.com/2009/08/17/proposed-microsoft-ec-settlement/
https://lockshot.wordpress.com/2009/08/18/thoughts-on-microsoft%E2%80%…