O e-mail é uma das formas mais fáceis de se comunicar hoje em dia, e é tão popular quanto o telefone. Parte desse sucesso vem, em parte, da gratuidade do serviço – muitas vezes, emails gratuitos, como o Gmail, são melhores que muitos pagos. O Yahoo está tentando mudar essa história com um novo tipo de serviço “pague por e-mail” chamado “CentMail”.
Parece meio estranho a princípio o fato de alguém querer pagar para enviar e-mail, mas o Yahoo está focando em dois recursos especiais: spam e caridade. O CentMail é visto como uma medida para limitar o spam em cada e-mail enviado, e o CentMail ainda leva consigo um selo de legitimidade. A redução de spam é um objetivo a longo prazo, que só funcionará caso muita gente passe a utilizá-lo. O selo de legitimidade também pode permitir a segurança de que seu e-mail nunca vai ser barrado na caixa alheia.
O segundo recurso é o uso das caridades: no momento da inscrição no CentMail, você paga cinco dólares e recebe 500 selos para uso em e-mails. Esses 5 dólares não são revertidos como lucro ao Yahoo, e sim redirecionados para alguma instituição de caridade, que você pode selecionar em uma lista.
O Yahoo espera que o CentMail comece a ser popular, e acredita que o uso das caridades vai encorajar as pessoas a utilizarem o serviço, patrocinando as entidades. A empresa também está lançando o API como um padrão aberto, também esperando que outras empresas tentem usar o sistema.
Fontes:
https://www.techradar.com/news/internet/can-yahoo-s-digital-charity-stamps-lick-spam–626544
Veja mais em: