Muita gente tem falado a respeito das células de combustível, potenciais substituidoras das nossas populares e guerreiras baterias de íon de lítio. Entretanto, estas últimas estão sempre quietinhas lá num cantinho da mídia, sem chamar atenção. Tirando o pó, a Sony anunciou uma nova tecnologia de bateria de íons de lítio que aumenta significantemente sua eficiência. A bateria combina alta capacidade de armazenamento e alta autonomia.
As novas baterias usam fosfato de ferro do tipo olivina como material do cátodo, que a Sony Insider afirma ser “um perfeito material de cátodo devido à sua robusta estrutura cristalina e desempenho estável. A novidade possui densidade energética de 1800W/kg, e vida útil estendida para aproximadamente 2000 processos de carga/descarga. A bateria ainda mantém uma retenção de carga de 80%, mesmos após os 2000 ciclos de cargas/descargas – cerca de quatro vezes o que uma bateria de íon de lítio convencional consegue chegar. Outra boa notícia que é o carregamento ficou mais rápido, preenchendo os 99% da capacidade em somente 30 minutos.
A notícia ruim é que tais baterias não chegarão tão cedo em nossos queridos gadgets. Elas serão disponibilizadas primeiramente à ferramentas elétricas, com uma migração gradual para o mundo dos telefones celulares e laptops em breve.
Fonte:
Veja mais: