Do site oficial:
O Projeto GoblinX tem orgulho em anunciar a segunda edição do próximo G:Standard. O G:Standard 3.0 rc 01 (2.9.90) está lançado. O G:Standard é a versão original do GoblinX lançada em outubro de 2004 com o simples nome do projeto e posteriormente chamada como GoblinX Standard. Para demover dúvidas dos usuários a distribuição passa a adotar o mesmo critério de nomenclatura e se torna G:Standard.
ATENÇÃO: Por questão de espaço limitado e por causa do novo processo de desenvolvimento, o G:Standard passa a trazer somente o KDE4 como desktop e a língua oficial padrão, o inglês, para o mesmo. Os programas que incluem os locales nos pacotes desses tem opção de mudança de língua, apenas os locales do KDE não estão incluídos.
O GoblinX Standard no passado trazia cinco gerenciadores de janelas e suporte a cinco idiomas, entretanto o G:Standard passa a ser a distribuição especialmente confeccionado em torno do KDE, único desktop incluído, e, por questões de tamanho limitado, traz no livecd apenas o idioma oficial (inglês). No futuro a distribuição que substituirá o G:Standard na reformulação do projeto não mais será livecd e sim um livedvd. Os usuários brasileiros devem baixar o pacote de língua portuguesa para o KDE porque somente os locales que já estão inseridos nos pacotes estão presentes.
O GoblinX é uma distro baseada em parte no Slax, com um foco mais no exterior do que no Brasil – pelo menos é o que se reflete na quantidade de usuários e colaboradores. Até por isso usa o idioma inglês por padrão. Isso é considerado como uma pequena coisa ruim para usuários daqui, mas de qualquer forma a distro cumpre bem seus objetivos, e colocar em português não é difícil.
Anúncio e download do RC (Release Candidate):