A OCZ e a fabricante de chipsets voltados para armazenamento, a Indilinx, revelaram nos últimos dias uma nova técnica de firmware para os SSDs (solid-state drives) que poderia evitar a crônica diminuição de velocidade nas velocidades de escrita desse tipo de dispositivo. A nova técnica permite a limpeza automática dos dados das células de memória, restaurando efetivamente o SSD a um estado ‘quase novo’, se as respectivas células forem deixadas ‘sozinhas’ (inativas) pelo tempo suficiente.
Na atual tecnologia, como qualquer célula de armazenamento em um SSD precisa ser completamente reescrita se uma certa quantidade de dados já existe, vários SSDs coletam os dados residuais (‘lixo’) e consequentemente são forçados a fazerem uma reescrita, diminuindo a velocidade da gravação regular de dados.
Em um drive OCZ Vertex de 120 GB, a maioria da perda de desempenho foi restaurada em cinco minutos de inatividade, e uma restauração completa foi feita em uma hora. As diferenças de capacidade e quantidade de espaço livre alteram significantemente essas informações de tempo.
Ainda é cedo para dizer quando a OCZ liberará o novo firmware, mas é fato que toda a linha OCZ Vertex deverá ter esta nova opção. Também foi informado que qualquer outro SSD que usar um controlador de memória Indilinx também terá esta atualização como uma opção.
Fontes:
https://www.electronista.com/articles/09/08/10/ocz.anti.slowdown.ssds/
https://hothardware.com/News/OCZ-and-Indilinx-Collaborate-On-New-SSD-Garbage-Collection-Scheme/