Muito do potencial da especificação OpenCL está concentrada no mundo da computação gráfica, mas vale lembrar que a API não é exclusiva dos GPUs. Por isso, a AMD está oferecendo ferramentas em nível beta de desenvolvimento para a escrita de aplicativos OpenCL, voltados para seus microprocessadores de núcleos múltiplos.
A AMD postou um vídeo no YouTube que mostra as novas possibilidades, com simulações físicas de fluídos e partículas rodando em um sistema com quatro processadores Opteron Istanbul de seis núcleos. No vídeo, Justin Hensley notou que ele estava usando exatamente o mesmo programa para escalar de um núcleo do processador para 24, simplesmente limitando o número de núcleos disponíveis no runtime do OpenCL. Hensley ainda disse que o mesmo aplicativo pode ser chaveado para usar o hardware gráfico. Neil Trevett, presidente do grupo Khronos, afirmou que o OpenCL deveria evoluir para permitir aos desenvolvedores escreverem programas que possam dinamicamente escalar entre os núcleos de GPU e CPU baseando-se em carga e disponibilidade.
As ferramentas OpenCL para CPUs estão disponíveis desde já, como parte integrante do ATI Stream SDK 2.0 beta, que pode ser baixado pelo site AMD Developer Central. A empresa oferece diferentes versões do kit de desenvolvimento para o Windows Vista, Windows XP, e Linux em 32 ou 64 bits.
Fonte:
https://techreport.com/discussions.x/17354
Anúncio oficial:
https://www.amd.com/us/press-releases/Pages/amd-delivers-and-submits-2009aug04.aspx
Download do kit:
https://developer.amd.com/streambeta