Foi lançado o KDE 4.3. O KDE é um dos maiores ambientes gráficos para Linux (e outros sistemas estilo Unix), que vai muito além de um gerenciador de janelas, trazendo um conjuunto bastante completo de aplicações. E suas aplicações ainda são multiplataforma.
A versão 4 ficou conhecida pelo visual moderno, e também com sua grande dose de problemas nas compilações iniciais. Hoje o cenário é bem diferente, e a versão 4.3 melhora ainda mais isso.
Não há recursos tão impressionantes novos agora, há uma melhoria global do sistema. Estabilidade, desempenho e melhor integração entre os componentes da interface. Nos últimos meses mais de 10 mil bugs foram corrigidos, e cerca de 63 mil alterações no código foram feitas, por cerca de 700 contribuintes. Uns 2 mil recursos solicitados nos últimos 6 meses foram inclusos, mostrando que se há demanda da comunidade, é quase certo que o KDE aceita os pedidos (claro, dentro dos seus princípios).
O KDE agora vem com o tema Air por padrão, tornando os efeitos do desktop e do Plasma mais unidos. A diferença visual perto do Oxygen é perceptível na hora:
Mas ele fica como opção também.
Entre modificações visuais, podemos citar duas: no painel de configurações do sistema há uma visualização em árvore, que lembra um pouco o KControl do KDE 3.x. O Dolphin agora mostra miniaturas das imagens nos ícones de pastas.
A maior parte das mudanças em si são internas. Quem já usou afirma que o ganho de desempenho e tempo de resposta dos itens da interface melhorou bastante.
Veja mais em:
https://www.kdenews.org/2009/08/04/kde-430-released-caizen
Anúncio: