Parece que as coisas estão melhorando para a GlobalFoundries. Poucos dias depois de anunciar a nova fábrica no Estado de Nova York, nos EUA, a empresa já possui um cliente, que não é a AMD: a STMicroelectronics. Esta é sediada na Suíça, e é considerada a quinta maior vendedora de semicondutores do mundo, em termos de receitas.
A GlobalFoundries classificou o fato como uma “relação estratégica”, fabricando para a STMicro produtos baseados na técnica de produção bulk silicon em 40 nanômetros. Segundo a empresa, este processo é “ideal para a próxima geração de aplicações sem fios, dispositivos portáteis, e eletrônicos de consumo, que exigem excelente desempenho e longa duração da bateria”. Os primeiros produtos da STMicro a carregarem os chips produzidos pela GlobalFoundries deverão chegar ao mercado no próximo ano.
Vale lembrar que as duas companhias já trabalharam juntas no passado. Em abril deste ano, a GlobalFoundries havia anunciado uma parceria com uma série de indústrias “peso pesado”, incluindo a ST, para o desenvolvimento da técnica de produção high-k bulk silicon em 28 nanômetros. A produção em massa com esta tecnologia é esperada para final de 2010 ou início de 2011.
Embora não muito popular, o portfólio de produtos da STMicroelectronics não é pequeno: varia desde sistemas de som para carros, decodificadores DVD, memórias Flash, até circuitos aerospaciais. E a GlobalFoundries está cada vez mais competitiva, batendo de frente com empresas como a TSMC. E quem ganha com isso, obviamente, somos nós.
Fonte:
https://techreport.com/discussions.x/17311
Anúncio oficial:
https://globalfoundries.com/Customer_Engagement_STMicroelectronics