A Samsung anunciou hoje que se tornou a primeira empresa a produzir em massa chips de memória DDR3 de 2 gigabits (256 MB), usando a técnica de produção de 40 nanômetros. A tecnologia de maior densidade (e menor) permite à empresa obviamente produzir memórias de maior capacidade em um mesmo espaço físico, com relação a tecnologias anteriores, sem precisar aumentar o consumo de energia ou o custo.
Esses chips de memória permitirão a produção de pentes de memória RAM de 16 GB para servidores e 4 GB para notebooks, com voltagem de 1,35 Volts – e a companhia poderá produzir em média 60% mais memória que o antigo método de 50 nm, fazendo os preços baixarem. Cada chip de memória, individualmente, possui também o dobro da banda suportada, em comparação à um chip típico de 1 gigabit, a 1,6 gigabits/seg.
A empresa não disse quando os novos chips chegarão aos pentes, aos computadores e consequentemente às prateleiras, nem seus preços. Só é fato que muita de sua produção é destinada à fabricação de computadores de grandes marcas.
Fonte:
https://www.electronista.com/articles/09/07/21/samsung.makes.2gbit.ddr3/