Cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciaram em uma recente pesquisa que jogar videogames ativos pode ser considerado, em crianças, como um exercício moderado. O estudo foi publicado na revista “Pediatrics” da “American Academy of Pediatrics”.
O estudo envolveu testes com crianças de idade entre 10 e 13 anos. Suas estatísticas vitais (frequência cardíaca, o gasto energético e esforço) foram examinadas em três diferentes condições: sentado assistindo televisão, jogando videogames ativos e caminhando sobre uma esteira.
Os pesquisadores descobriram que os jogos ativos, como o de Boxe e o Dance Dance Revolution (nível 2) do Wii Sports produziram o mesmo gasto de energia que a caminhada a 5,6 km/h. Se comparado à atividade de assistir televisão, o jogo de boliche e o DDR no nível 1 tiveram gasto de energia 2 vezes maior, enquanto no Wii Boxing e em níveis mais altos do DDR os gastos foram 3 vezes maiores.
A conclusão da pesquisa foi que esses tipos de jogos são muito recomendados, inclusive em substituição aos jogos eletrônicos convencionais e principalmente à TV – mas de forma alguma deve-se excluir as brincadeiras e exercícios físicos “reais”. Jogos ativos, em especial, são fortemente recomendados às crianças sedentárias, com tendência ao diabetes e obesidade.
Fonte:
https://www.geek.com/articles/games/study-active-video-gamin..
Veja mais em: