A Nvidia e a SuperMicro anunciaram durante a Computex 2009 um servidor baseado em GPU, o Nvidia Tesla 6016T-GF-TM2, feito para encaixe em baias 1U. A novidade oferece 12 vezes maior perfomance que os tradicionais servidores 1U baseado em CPUs quad-core de soquete simples, além de maior desempenho por Watt que qualquer outra solução existente no mercado atualmente.
O Gerente de Tecnologia Geofísica da Petrobrás, Neiva Zago, afirmou que “com o nosso cluster GPU estamos obtendo desempenho de 5x a 20x maior qie o nosso tradicional clustar baseado em CPUs. Esperamos que o uso continuado de GPUs no nosso negócio resulte em uma redução significativa no tempo de processamento, bem como no consumo de energia e espaço físico do datacenter”. A Petrobrás tem planos de expandir a aquisição para 190 sistemas baseados no Nvidia Tesla, provendo então 400 Teraflops de poder de processamento – quase um terço do melhor supercomputador do mundo, que roda a 1,105 Petaflops (1105 Teraflops).
O servidor baseado no Tesla, 6016T-GF-TM2, possui como fundamento a mesma arquitetura CUDA que permite a computação paralela de GPUs em desktops convencionais, com suas modernas placas de vídeo. A placa-mãe do servidor é reforçada para atender aos requisitos corporativos, incluindo capacidades de monitorização remota e melhor sistema de gerenciamento.
Fonte:
http://www.geek.com/articles/chips/nvidia-delivers-2-teraflops-in-1u-pu-powered-server-2009062/
Veja mais:
Deixe seu comentário