Inúmeras pessoas acham surpreendente o quanto o software livre evoluiu ao longo de todos esses anos de existência, e muitas delas, no mínimo, usam programas de código fonte aberto em seu computador, seja um Firefox no Windows ou uma distribuição Linux completa. Contudo, pouca gente sabe que o software livre é formado de ‘meros mortais’ como nós, que são voluntários de algum modo. Mas aí você me diz: “Como vou ajudar, se não sei programar?”
Justamente pensando em listar as várias maneiras que você pode ajudar este segmento a manter o desenvolvimento em ritmo cada vez mais acelerado, Marcelo Cavalcante, o Kalib, postou um artigo em seu blog:
“Como todos sabemos, o Software Livre vem ganhando a cada dia mais nome no mercado e aceitação como solução tecnológica. É comum abrirmos nosso navegador ou leitor de notícias RSS e nos depararmos com notícias que nos mostram claramente essa evolução (…). É importante vermos que ele passa a ganhar seu espaço não apenas pelo custo se comparado à softwares proprietários, mas também pelo funcionamento eficaz do mesmo que está cada vez mais claro.
Mas como um software ou sistema operacional como o Linux, que foi criado por uma pessoa inicialmente na Finlândia, poderia vir hoje a ter tamanha repercussão no mundo? Como ele poderia ganhar tanta voz, respeito e aceitação, diante do fato de que hoje é fácil chegar no colégio / faculdade / trabalho e conhecer alguém que fale do tal pinguim que roda gratuitamente em sua máquina? Como esse sistema ganhou importância tal a ponto de se manter diariamente atualizado e recebendo correções de bugs ou falhas de segurança?”
Veja o artigo na íntegra em: