Novos SSDs da Micron oferecerão taxa de 250 MB/s

As unidades de estado sólido (SSD) estão crescendo em capacidade e taxas, ao mesmo tempo em que há uma diminuição de preço, perceptível cada vez mais.

A Super Talent e OCZ tem suas linhas de produtos oferecendo taxas de transferência entre 120 MB/s e 140 MB/s para leitura, e de 60 MB/s a 90 MB/s para escrita. Os preços da OCZ são relativamente acessíveis, ficando em $169, $259 e $479 para as capacidades de 32 GB, 64 GB e 128 GB, respectivamente.

A Micron anunciou sua linha RealSSD C200, usando MLC (multi-level cell). Eles deverão ter capacidades de até 256 GB (2,5 polegadas) ou 128 GB (1,8 polegadas), usando a interface SATA II.

O ponto que mais se destaca nesses novos SSDs é o desempenho. Segundo a Micron, o RealSSD C200 terá taxa de leitura chegando aos 250 MB/s, e de escrita a 100 MB/s.

“Com nossos produtos C200, estamos oferecendo um preço balanceado à solução de desempenho projetada especialmente para notebooks usando a tecnologia MLC NAND, e algoritmos de gerenciamento NAND altamente otimizados”, disse Dean Klein, da empresa.

O lado negativo, até por efeitos de comparação, é que ainda não foram divulgados os preços estimados dessa série. A produção em larga escala deve começar ainda no quarto trimestre de 2008.

A Samsung já anunciou um drive SSD mais rápido em maio, oferecendo 200 MB/s na taxa de escrita, e 160 MB/s na gravação. Apesar de oferecer “apenas” 100 MB/s na taxa de escrita, 250 MB/s para leitura de dados seqüenciais é uma boa oferta da Micron, especialmente tendo em vista que são destinados ao mercado doméstico.

Do outro lado, nos servidores e aplicações dedicadas, ela também apresentou o RealSSD P200, que oferece capacidade entre 16 GB e 128 GB; porém usando single-level cell (SLC), ele oferece taxa de 250 MB/s, tanto para escrita como para leitura. Usar vários níveis de células permite uma maior capacidade (desejável em dispositivos domésticos), onde aproveita-se melhor o espaço físico. Nos servidores, a taxa de gravação pode ser um fator mais importante do que a capacidade em si, por isso o uso de SLC.

Fontes:

https://www.electronista.com/articles/08/08/05/micron.realssd.256gb/

https://www.dailytech.com/Micron+Unleashes+Speedy+Consumer+SSDs/article12577.htm

Mais sobre a série C200 da Micron:

https://www.micron.com/about/news/pressrelease.aspx?id=FF0CDA0DEFA2B68E

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!