A ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, está estudando a possibilidade de liberar a livre escolha das “extensões” de nomes de domínio na Internet.
Ainda esta semana ocorrerá em Paris uma votação para ver no que dá essa proposta. Em vez das TLDs e ccTLDs comuns .com, .net, .org, .com.br, etc, as companhias poderiam escolher as letras que vêm depois do ponto. Por exemplo, poderiam existir endereços como apple.mac, intel.pc, forum.gdh, etc. Eventos, cidades e locais em geral também seriam beneficiados, como ibirapuera.sp ou amazonia.brasil.
Prevendo os problemas legais que isso traria, provavelmente os nomes não seriam baratos. Seria a princípio mais para empresas com marcas registradas, para criar sites mais personalizados. Não se sabe o preço exato, mas segundo uma matéria publicada na CNET, alguns especialistas estimam um custo bem elevado, cerca de $50 mil dólares para registrar um novo domínio. Em caso de disputas por um mesmo nome, ele poderia ser colocado em leilão, e que vença quem pagar mais.
Se a proposta for aceita, poderia ressurgir a questão da liberação da extensão .xxx, para sites pornográficos. Essa proposta já apareceu, mas foi rejeitada em 2007 pela ICANN. Ela teoricamente facilitaria a filtragem de conteúdo na web.
Do outro lado, o alto preço dos domínios com extensões personalizadas tornaria isso um comércio, uma atividade fortemente lucrativa (não que o atual sistema não seja lucrativo, é claro). Isso com certeza seria um ponto negativo na Internet.
Referência:
https://news.cnet.com/8301-10784_3-9975757-7.html