Em fereveiro de 2007, publicamos aqui no Guia Do Hardware o tutorial intitulado de “Sistema de Vigilância Digital com ZoneMinder”, de Marcio Barbado Jr e Tiago Tognozi, que incluíram a seguinte descrição ao texto: “O presente documento refere-se a implantação de um sistema para disponibilizar e gerenciar imagens de circuitos internos via web. Tal sistema ficará abrigado em um servidor Linux utilizando placas de captura PICO2000, que em verdade são placas genéricas de captura de vídeo vendidas com o nome do sistema proprietário que freqüentemente as utiliza. O software utilizado neste projeto, entretanto, é livre e chama-se ZoneMinder, sistema CFTV de vigilância digital com avançada função DVR (Digital Video Recording), que fornece imagens de um circuito interno via Internet, visualizáveis em browsers.”
Se você quer obter o mesmo tutorial, mas abordado por outro autor e específico para instalação na distribuição Ubuntu Linux ou em seus derivados, essa é a hora de você migrar de vez seu sistema de circuito fechado de TV para soluções em software livre 🙂
Thiago Alves publicou no site Viva o Linux um artigo chamado “Ubuntu + Zoneminder = Solução Livre para CFTV”. Veja a descrição:
“Nesse artigo vou abordar uma forma simples e direta de como fazer a instalação do Zoneminder no *Ubuntu* (Xubuntu, Kubuntu, EuEstouComFomeUbuntu, hehehe). Assim tendo uma solução livre para o monitoramento do local desejado.”
E um trecho (introdução):
“Meu chefe me passou a url do programa dizendo que seria uma boa solução para o controle das imagens geradas pelas câmeras internas. Pediu pra eu testar.
Equipamentos: Placa de Captura com chipset bttv. Como já havia visto uma funcionando, indiquei a Pico2000. Que pode ser encontrada em média de 50 reais no Mercado Livre (https://www.mercadolivre.com.br), computador com slot PCI, e os cabos para ligar as câmeras a placa. E o sistema operacional usado será o Linux, distribuição Ubuntu.
A escolha da distribuição pesou devido ao fato de que todos os desktops da empresa rodarem Ubuntu, então pra não ficar inventando moda resolvi usar a mesma coisa para padronizar. E provavelmente o servidor que vamos colocar em produção vai ser Debian, não vai haver grandes mudanças na hora da instalação para produção.”
O artigo está dividido entre as seguinte seções:
- Introdução
- Verificando a placa instalada
- Instalações
- Instalação do Zoneminder
- Script de inicialização
- Acessando o ZM
- Dicas e conclusão
Veja o artigo completo em:
https://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8085