Até junho de 2006, o VMware Server era um produto caro, assim como o Workstation. Devido à concorrência do Xen, do Virtuozzo e do Virtual PC, a VMware resolveu passar a disponibilizá-lo gratuitamente (assim como o VMware Player). O resultado é que agora temos disponível uma solução de virtualização para servidores muito prática, ao custo de um download:
Embora o VMware Server seja normalmente relacionado com o uso em servidores, você pode perfeitamente utilizá-lo localmente em seu micro de trabalho, em vez de utilizar o VMware Player ou o Workstation. A grande vantagem do VMware Server é que ele é um produto completo, que permite criar e modificar as máquinas virtuais, diferente do player, onde você pode apenas utilizar máquinas virtuais previamente criadas. Como um bonus, ele permite que você acesse as máquinas virtuais em outros micros da rede, o que não é possível nas versões domésticas. Você pode ver todos esses recursos em detalhes no meu tutorial sobre o VMware Server.
A versão de produção mais atual do VMware Server é ainda o 1.4, mas já está disponível o segundo beta da versão 2.0, que pode ser baixado no:
https://www.vmware.com/beta/server/ (é necessário fazer um cadastro gratuito)
Algumas das novidades da nova versão são:
* VI Web Access: Este é uma nova interface de administração via web, que, além de inicial, parar e verificar o status das máquinas virtuais (como no VMware-Mui da versão 1.4), permite também alterar sua configuração, usando o próprio navegador.
* VMware Remote Console: Uma nova ferramenta de acesso às máquinas virtuais, que permite que você acesse o terminal local do sistema guest. Diferente do VMware Server Console (que continua presente), o Remote Console é um add-on para o navegador, que pode ser instalado rapidamente e usado em emergências.
* Suporte a mais memória RAM: Na versão 1.4 do VMware Server eram suportados até 3.6 GB de memória RAM para uso pelas máquinas virtuais. No VMware Server 2.0 o limite foi aumentado para 8 GB, o que abre as portas para uso em servidores de maior porte. O suporte ao uso de sistemas operacionais de 64 bits (tanto no host quanto nos guests) foi também melhorado.