Mayank Sharma publicou no site Linux.com um artigo apresentando o funcionamento do andLinux. É um projeto curioso, não visto como útil para muita gente, mas que não deixa de ser interessante.
Ele permite instalar e rodar aplicações Linux no Windows, rodando lado a lado com as aplicações do Windows. Usa o coLinux, um port do kernel do Linux para rodar como uma aplicação, um serviço no Windows. O desempenho é melhor do que rodar um sistema Linux numa máquina virtual, e permite que a maioria das aplicações para Linux rodem sem modificações.
Apesar dos recentes avanços, permitindo compartilhar a rede e impressora para uso com os softwares Linux, ele não é otimizado para virtualização nem multiprocessamento. Há melhorias de desempenho nesses cenários ao rodar pelo menos uma aplicação Windows e uma Linux, mas todas as aplicações Linux rodam sob um mesmo processo.
A idéia dele é permitir rodar algumas aplicações desktop do Linux no Windows, como se fossem projetadas para o Windows. Não rodar o ambiente Linux em si, com seus gerenciadores gráficos e muito menos recursos de segurança. Prevalece a idéia de cooperação, e não de sistema host e guest, como ocorre nas máquinas virtuais.
Há duas versões do andLinux, uma com o Xfce e outra com o KDE. Para quem gosta das aplicações Linux, e quer tê-las no Windows sem dificuldade, pode ser uma boa idéia.
Leia o artigo em:
https://www.linux.com/feature/131753
Página do andLinux, para download e mais informações:
