Low-cost MP3 player gains fancy Linux port
Autor original: LinuxDevices.com
Publicado originalmente no: https://www.linuxdevices.com/
Tradução: Roberto Bechtlufft
A suíte de aplicativos open source “Podzilla2” agora pode ser utilizada em uma linha relativamente barata de mp3 players com memória flash. Desenvolvido originalmente pelo projeto iPodLinux, o sistema roda nos modelos Sansa e200 da SanDisk, que custam entre 100 e 150 dólares, conforme informou Sebastian Duell, desenvolvedor-chefe do projeto SansaLinux.
O SansaLinux é baseado no iPodLinux, lançado em 2003. Ele foi adaptado para rodar nos dispositivos Sansa e200, que tem modelos com capacidade variando entre 2 e 8GB. De acordo com Sebastian, o SansaLinux não pode ser usado em modelos mais novos do Sansa, como o Sansa Connect, que tem WiFi e é baseado em Linux.
O pacote disponível para download inclui 55 das centenas de módulos disponíveis para o Podzilla, incluindo:
- calendar
- ipobble
- matrix
- pong
- tikana
- clocks
- iracer
- minesweeper
- othello
- resistors
- tictactoe
- tikeypad
- tithumbscript
- truchet
- bluecube
- poddraw
- tunnel
- mpd e mpdc
- podpaint
- steroids
- vortex
- calc
- cube
- invaders
- mandelpod
- podwrite
- terminal (minix)
- wumpus
Parece que a instalação não danifica o firmware do aparelho, já que não é necessário reparticionar o sistema de arquivos. Basta conectar o aparelho a um PC via USB e copiar o diretório raiz do SansaLinux para a partição FAT16 do mp3 player. Depois é preciso executar no PC um programa chamado “sansapatcher” para que seja feita a instalação do gerenciador de boot no aparelho. O sansapatcher roda em Linux, Windows e Mac.
O gerenciador de boot foi pego “emprestado” do projeto Rockbox. Ao bootar, ele procura primeiro pelo Rockbox e, como não o encontra, carrega o firmware padrão. Nesse momento, conforme explica Sebastian, deve-se apertar o botão de avanço rápido para bootar o SansaLinux.
O SansaLinux já oferece suporte a áudio, LCD e flash, além do funcionamento parcial do teclado. As funções de backlight e gravação estão em desenvolvimento, e há planos para a inclusão de um indicador de bateria, RTC, suporte a Micro-SD, USB e kernel 2.6. O SansaLinux é baseado no kernel uClinux 2.4.24.
Além do Podzilla2, também são utilizados o BusyBox, as bibliotecas multiplataforma SDL (Simple DirectMedia Layer), o compilador libhotdog e as bibliotecas da interface gráfica do TTK iPod.
Disponibilidade
o SansaLinux pode ser baixado de graça aqui. O site também tem um fórum recém-criado e mais links. Aqui você encontra mais informações sobre a distribuição iPodLinux.
A interface do Podzilla2 [Fonte: SansaLinux.org]
Créditos a LinuxDevices.com – https://www.linuxdevices.com/
Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>