Linux powers TV-enabled mobile phone
Autor original: LinuxDevices.com
Publicado originalmente no: https://www.linuxdevices.com/
Tradução: Roberto Bechtlufft
Celular com TV da Motorola é movido a Linux
A Motorola usou o Linux para criar um celular 3G com tela sensível ao toque, que recebe e grava transmissões de vídeo DVB-H – o Digital Video Broadcasting Handheld, padrão para transmissão de vídeo para dispositivos móveis adotado pela União Européia. Segundo a Motorola, o MobileTV DH02 oferece uma interface baseada em gestos – movimentos específicos que você faz com o dedo sobre a tela para realizar ações. Traz ainda bluetooth, GPS e um programa de navegação por voz.
Em janeiro a Motorola anunciou um modelo semelhante, o DH01, portátil que também é compatível com o DVB-H mas que não apresenta as funções de telefonia. A empresa diz que o uso do novo modem compatível com as redes HDSPA e GPRS vai permitir às operadoras oferecer os chamados “serviços ricos de interação.”
As vantagens do DH02 sobre o DH01 incluem o navegador GPS e a tela sensível ao toque com suporte a gestos, que permite “clicar, arrastar e rolar” na interface baseada em ícones. A tela WQVGA com resolução de 480×272 agora tem 4,8 polegadas (contra 4,3 do modelo anterior), e como no DH01 pode renderizar o DVB-H a uma taxa de até 25 quadros por segundo, de acordo com a Motorola. O aparelho é compatível com os formatos de vídeo H.264 AVC QVGA e MPEG-4 SP nível 3 QVGA, e com os formatos de áudio AAC e MP3.
O Motorola MobileTV DH02
A Motorola não revelou detalhes sobre o processador do DH02, mas disse que o aparelho conta com 64MB de RAM e 64MB de memória flash, sendo que esta última pode ser expandida até 512MB. Ele traz um conector mini USB A/B, um leitor de cartões USIM/UICC, fone de ouvido e entrada para a rede elétrica. A conectividade bluetooth está disponível, permitindo conexão sem fio a equipamentos de som. O aparelho mede 13,5 x 8 x 1,5 cm (altura x largura x profundidade),e pesa aproximadamente 240 g.
O DH02 também funciona como um gravador de vídeo digital (DVR), trazendo um slot para cartões de memória flash SD/MMC para a gravação. De acordo com a Motorola, cabem cerca de 90 minutos de vídeo em um cartão de 256MB. Mesmo sem o cartão, há uma memória interna de cinco minutos para as funções de timeshift, que incluem pausa, avanço e retrocesso de transmissões ao vivo de TV. A Motorola afirma que a bateria dura até quatro horas.
Outros recursos anunciados incluem:
- Recepção de TV no padrão DVB-H com capacidades PVR – timeshift, pausa em transmissões ao vivo e captura de quadros
- Mapas da Tele Atlas, com itinerário controlado por voz e chamadas hands-free para diversos estabelecimentos
- Busca automática de canais
- Renderização de vídeos, músicas e fotos armazenados em cartões microSD
- Tecnologia POI (Pontos de Interesse) por voz, que permite localizar os estabelecimentos que você procura e fornece informações sobre o trânsito e o limite de velocidade.
- Chamadas de emergência (e-call) e suporte a SMS
- Alternador automático de visualização retrato/paisagem – use o modo retrato para fazer ligações POI e navegar, e o modo paisagem para assistir a TV e vídeos
A interface baseada em ícones do DH02
O padrão DVB-H é uma ramificação dos padrões DVB-T (terrestre) e DVB-S (via satélite), e é um dos três padrões que competem pela transmissão sem fio de TV para dispositivos móveis. Os outros dois são o Digital Multimedia Broadcasting (DMB), bastante usado na Coréia do Sul, e o MediaFlo da QualComm, que está sendo testado nos Estados Unidos pela Verizon Wireless.
O DVB-H já se entrincheirou em dezenas de países, e está firmemente estabelecido na Europa, dispondo de diversos serviços comerciais na Itália, Finlândia e em outros países. De acordo com o porta-voz da Motorola, os principais mercados do aparelho serão a Europa, o Oriente-Médio e a África. A empresa também vende equipamentos para a transmissão de DVB-H, e junto com a Nokia é a maior defensora do padrão.
O anúncio foi realizado uma semana depois da Motorola divulgar que estaria se dividindo em duas empresas independentes em 2009: a Mobile Devices, focada na venda de portáteis e acessórios, e a Broadband & Mobility Solutions, que vende equipamentos de rede, conversores de sinal e outros produtos.
Disponibilidade
A Motorola não divulgou o preço nem a data de lançamento do MobileTV DH02. A empresa está fazendo demonstrações do aparelho em seu stand (nº 1806) na CTIA Wireless 2008 esta semana, em Las Vegas.
Créditos a LinuxDevices.com – https://www.linuxdevices.com/
Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>