IdeaPad U8, um handheld revolucionário baseado no Atom

A Lenovo apresentou um ultraportátil bastante ambicioso ontem no Intel Developer Forum, batizado de IdeaPad U8. Ele é um MID/Smartphone baseado no Intel Atom, que combina o uso do processador x86 com uma distribuição Linux otimizada, uma tela 4.8″ de boa resolução (aparentemente 1024×600) e um transmissor EDGE/3G, o que permite que ele use a rede de dados de qualquer operadora GSM e seja também usado como celular:

O ponto vermelho do lado direito é um sensor ótico, usado como mouse. Esta pode ser uma boa idéia para a inclusão de mouses em celulares e dispositivos ultracompactos em geral, como complemento ou em substituição à tela touchscreen.

Este não é um produto conceito, mas sim um produto finalizado, que será efetivamente lançado nos próximos meses. É difícil estimar o potencial de vendas, já que o preço inicial será provavelmente alto, mas o handheld é revolucionário no sentido de ser o primeiro dispositivo a rodar um sistema operacional x86 e aplicativos completos em um espaço tão pequeno, além de oferecer uma possível solução para a questão da interface. Ele é uma boa amostra dos recursos que veremos nos MIDs e smartphones lançados ao longo do ano.

Este vídeo de divulgação da Lenovo mostra um pouco sobre os recursos do aparelho. Note que o vídeo está bastante acelerado, por isso não espere que na vida real ele seja tão responsível quanto parece no vídeo:

Este segundo vídeo mostra um protótipo inacabado do aparelho (você pode notar que o mouse não é usado, por exemplo), que dá uma idéia melhor das dimensões e do look-and-feel do U8:

Ver Mais

Esta postagem foi modificada pela última vez em 02/06/2009 22:26