Apesar de o Firefox 2 usar menos memória do que o seu antecessor, Firefox 1.5, há poucas diferenças no motor de navegação – o Gecko 1.8.1 frente ao 1.8.
Com o Firefox 3 em desenvolvimento (atualmente na beta 4), e a versão 1.9 do Gecko, o renderizador HTML usado nos produtos da Mozilla, o consumo de memória é muito menor. Foram feitas alterações significantes na plataforma.
Foi reduzida a fragmentação de memória, diminuindo a quantidade de alocações após a inicialização do Gecko. Além disso foi melhorado o sistema de armazenamento do cache de imagens, entre outras coisas.
Os resultados são impressionantes, e quem vem testando o Firefox 3, apesar de não pronto ainda, já deve ter percebido. Um blog publicou uma análise detalhada sobre as modificações no Firefox 3 com relação ao consumo de memória, exibindo um gráfico, com resultados do consumo do Firefox 3 beta 4, Firefox 2.0.0.12 (a versão “atual”) e o IE7. Este perde feio, sendo um beberrão de memória, especialmente após abrir muitas páginas.
O teste consistiu basicamente em abrir 29 páginas diferentes em umas 30 janelas, com 11 ciclos (319 carregamentos de páginas), sempre abrindo uma nova janela para cada página (fechando a janela mais antiga, ao atingir 30 janelas). Eis o resultado:
Pelo gráfico, podemos concluir que:
- Todos os navegadores reduzem e variam o consumo de memória ligeiramente ao longo do tempo, mas o Firefox 3 reduz mais, chegando mais próximo do “zero”.
- O pico do Firefox 3 é menor do que do Firefox 2.
- O estado final do Firefox 3 é quase 140 MB a menos do que o Firefox 2. Uau, 60% memória!
- O IE parece que nem libera a memória usada com o tempo, mesmo depois de todas as janelas estarem fechadas.
- O Firefox 3 termina o teste ocupando cerca de 400 MB a menos do que o IE7, tendo abrido os mesmos sites durante o experimento!
Confira na íntegra em:
https://blog.pavlov.net/2008/03/11/firefox-3-memory-usage